TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Russas fará rodízio de abastecimento de água até janeiro de 2016

O município foi dividido em quatro estações e, durante 24 horas, apenas um setor contará com água na torneira

12 de dezembro de 2015 às 15:56

Mão abrindo torneira, outra abaixo em formato de concha para pegar água que não sai da torneira. Ao fundo hidrometro

O município de Russas, no Vale Jaguaribano, enfrenta racionamento de água. Desde outubro que os moradores passaram a conviver com a falta de água na torneira. O problema foi desencadeado após mudanças na forma de liberação de água do açude Castanhão para o rio Jaguaribe.

A saída para o problema é uma adutora emergencial, com extensão 7,5 km, que vai permitir a mudança na captação de água para o rio Quixeré.

No entanto, a obra só deve ficar pronta em janeiro. Como a água disponível é insuficiente para atender à demanda, os bairros de Russas foram divididos em quatro setores. Pelo esquema de racionamento, durante 24 horas, apenas um setor contará com água na torneira.

“A gente espera que, com essa setorização e racionamento, possa pelo menos garantir o mínimo necessário até a adutora ficar totalmente pronta, que é a única possibilidade que nós temos hoje de garantir o abastecimento da cidade de Russas”, explica Tancredo Wilson, gerente da unidade de negócios da Cagece na bacia do baixo e médio Jaguaribe, em entrevista à Rede Jangadeiro FM. Então, até que a adutora emergencial seja finalizada, a Cagece vai extrair água de poços instalados na cidade, o que deve garantir um volume mínimo para atender à população.

Durante o racionamento, o gerente da Cagece reforça que é preciso economizar. Atualmente, o açude Castanhão é responsável por abastecer boa parte dos municípios do Vale Jaguaribano. O reservatório conta com apenas 11,9% do volume máximo.

Tribuna do Ceará


Tribuna do Ceará