TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Quixadá inicia nesta sexta-feira (4) vacinação para profissionais da educação

04 de junho de 2021 às 10:12

undefined

O município de Quixadá iniciou, nesta sexta-feira (4), a vacinação para os profissionais da educação. A ação acontece durante todo o dia, no ginásio coberto Rinaldo Roger. Os professores precisam estar atentos para a documentação necessária, inclusive o comprovante de vínculo empregatício.

O início da vacinação foi anunciado na tarde do feriado desta quinta-feira (3) pela Prefeitura de Quixadá. De acordo com a Secretaria de Saúde o processo de imunização ocorre de forma escalonada, tal como vem sendo feito com outras faixas de grupos prioritários, para evitar aglomerações.

A prioridade está sendo os profissionais da educação básica, que tenham idade entre 50 a 59 anos. Tanto os profissionais da rede pública como da rede privada, poderão tomar a dose. É necessário apresentar toda a documentação exigida: RG, CPF, Comprovante de residência, auto declaração assinada pelo profissional e também o comprovante de vínculo empregatício com a escola.

Na última semana a auto declaração foi alvo de protesto de professores de vários municípios. O documento exige que o profissional do magistério assine um termo se comprometendo a retornar para a sala de aula no segundo semestre do ano, pelo fato de ter tomado a dose do imunizante. Muitos estão se recusando a assinar e contestam que a vacina é um direito.

O documento foi uma exigência do Governo do Estado e todos os municípios estão sendo obrigados a cumprir. Na capital, professores realizaram protestos contra a postura do governador Camilo Santana pela obrigatoriedade do documento. Eles alegam que já estariam trabalhando de forma remota e que, portanto, teriam direito a se vacinar.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Quixadá a expectativa é que um bom quantitativo de profissionais seja vacinado nesta sexta. Conforme as metas sejam alcançadas, novos grupos de idade serão anunciados pela coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI).