TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Quem é o vaqueiro que vai a júri nesta quarta (25) por estupro e morte de universitária no Ceará

25 de maio de 2022 às 08:32

undefined

Após três anos da morte da universitária Danielle de Oliveira Silva, o réu pelo crime vai a júri popular. Nesta quarta-feira (25), acontece o julgamento do vaqueiro José Pereira da Costa, conhecido como 'Zé do Valério'. A sessão tem início previsto para às 9h, no 1º salão Júri da Comarca de Fortaleza, no Fórum Clóvis Beviláqua.

Conforme o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), estão previstas para serem ouvidas sete testemunhas, sendo duas de defesa e cinco de acusação. José Pereira é acusado pelo crime de homicídio quadruplamente qualificado e estupro. A universitária tinha 20 anos quando foi assassinada e encontrada em um sítio vizinho ao da família dela.

Consta nos autos que o corpo da vítima estava despido. O laudo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) constatou que havia sinais de violência sexual. 'Zé do Valério' teria chamado a jovem e exigido que ela o beijasse. Quando Danielle negou o beijo, ele teria a levado para um matagal, forçado a relação sexual e depois efetuado disparos de arma de fogo.

PRISÃO DO ACUSADO

Zé do Valério e a vítima se conheciam pessoalmente. O vaqueiro já tinha trabalhado no sítio da família da estudante. A partir do momento em que o corpo foi localizado, o homem passou a ser o principal suspeito da ação.

De acordo com a investigação, houve uma verdadeira "caçada", com uso de cães farejadores, interceptações telefônicas, helicópteros e participação de forças de Segurança de outros Estados do País.

No mesmo ano da prisão, a Justiça decidiu que ele seria levado a júri popular. A sentença de pronúncia foi proferida pelo juiz Carlos Henrique Neves Gondim, ainda na Comarca de Pedra Branca. Na época, o magistrado considerou estarem presentes “elementos de convicção bastantes a autorizar o juízo de valor de procedência da acusação e conseguinte necessidade de submissão do acusado ao julgamento popular”.