TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Próxima quinta-feira (25) o sonho vai virar realidade: Hospital Regional Vale do Jaguaribe será inaugurado

22 de novembro de 2021 às 09:02 - Atualizado em 22/11/2021 09:50

undefined

A espera está acabando. Na próxima quinta-feira (25) o governador Camilo Santana (PT) vai até Limoeiro do Norte para, enfim, inauguar o Hospital Maria de Castro Silva Duarte, popularmente conhecido como Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ). O anúncio foi feito pelo próprio governandor em redes sociais. Aguardando definir o horário.

De acordo com o Governo do Estado, o Hospital Regional ocupa uma área de quase 30 mil m² e deve prestar assistência médico-hospitalar a, pelo menos, 20 municípios da Macrorregião Litoral Leste/Jaguaribe. Serão 304 leitos disponíveis (dos quais 176 de internação geral, 20 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal, 20 de UCI neonatal e 68 leitos de apoio) e contará com 20 especialidades médicas e seis salas de centro cirúrgico.

Sonho

undefined
Manifestação em prol da construção do hospital regional nas ruas de Limoeiro do Norte

Um sonho antigo da região jaguaribana agora se tornará realidade. Em meados de 2014 uma grande mobilização idealizada pelo ex-prefeito de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte, levou cerca de 1500 pessoas a percorrer as principais ruas da cidade em favor do pleito na saúde pública.

A grande pressão popular rendeu frutos e o Governo do Estado assumiu o compromisso de instalar o equipamento em Limoeiro do Norte, no coração do Vale do Jaguaribe, mais precisamente às margens da BR-116 no entroncamento que dá acesso aos municípios de Morada Nova e Russas. 

De lá para cá passaram-se 7 anos, entre disputas políticas, paralisações na obra e pandemia, até que o projeto saísse do papel para virar realidade.