TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Professores estaduais em greve protestam na sede do governo

Categoria pede reajuste de 12,67%. Governo diz que negociações seguem. Seduc diz que membros da Apeoc vão ser recebidos para negociações.

28 de abril de 2016 às 14:20

Professores estaduais em greve protestam na sede do governo do CE (Foto: Leandro Lima/TV Verdes Mares)

Os profissionais da Rede Estadual de Educação do Ceará em greve realizam nesta quinta-feira (28) um protesto na sede do Palácio da Abolição. A manifestação é organizada pelo Sindicato da Associação dos Professores dos Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc). Membros do sindicato estão concentrados desde às 9 horas  em frente ao Palácio da Abolição, sede do Executivo Estadual, em Fortaleza.

De acordo com o presidente da Apeoc, Anísio Melo, o objetivo da manifestação é reivindicar principalmente um reajuste salarial diferenciado para a Educação não inferior a 12,67%, já que o setor dispõe de fontes próprias de financiamento, como o Fundeb. A data-base da categoria é 1° de janeiro.

Além do reajuste salarial, os professores pedem melhorias nas condições de ensino e nas estruturas das escolas; liberação de processos relativos à estabilidade, ascensão funcional e progressão; manutenção e ampliação dos espaços pedagógicos e regulamentação do pagamento da verba da merenda escolar, dentre outras.

Os trabalhadores da Educação do Estado deflagraram greve em Assembleia Geral da categoria no dia 20 de abril. Após o cumprimento dos prazos legais, a paralisação começou oficialmente na última segunda-feira (25) com adesão de servidores de todas as regiões do Ceará. A greve afeta cerca de 445 mil alunos, maioria no ensino médio, em aproximadamente 700 escolas. No Ceará, há cerca de 13.800 professores efetivos e 10 mil temporários.

Curta nossa página no Facebook