TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Presídio de segurança máxima vira hospital de campanha para presos com Covid-19 no Ceará

28 de maio de 2020 às 07:40

undefined

A Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP) transformou o primeiro presídio de segurança máxima do Estado, que estava prestes a ser inaugurado, em um hospital de campanha para tratar presos e presas que estão com a Covid-19. O sistema penitenciário do Estado já tem 426 casos confirmados da doença, com duas mortes.

O presídio, localizado em Aquiraz, na Grande Fortaleza, estava previsto para ser inaugurado em fevereiro deste ano e seria destinado principalmente a chefes de facções criminosas. Mas houve um atraso e, em março, com a pandemia do novo coronavírus, o espaço deu lugar à Enfermaria Máxima de Saúde – como é chamado o hospital de campanha pela SAP – com 190 vagas.

Segundo o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que integra o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Sistema Prisional, o Hospital Geral e Sanatório Penal Otávio Lobo foi desativado e toda a estrutura da unidade (equipamentos e profissionais) foi transferida para a Enfermaria da Unidade de Segurança Máxima, para isolamento dos internos contaminados e melhor acompanhamento pela equipe médica.

De acordo com a SAP, “todo e qualquer interno ou interna com sintomas gripais, ou no processo de tratamento leve da Covid-19, passa pelo acolhimento de equipes multissetoriais na Enfermaria Máxima de Saúde”. A pasta afirma ainda que a unidade de saúde está “totalmente equipada e automatizada para o tratamento e cuidado com os casos suspeitos ou para tratamento de casos mais leves e moderados”.

O Estado, com apoio do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), investiu R$ 28 milhões para erguer o presídio de segurança máxima, com área total de 7.273 m² e 104 celas. As obras começaram ainda em 2018. A unidade tem amplo sistema de videomonitoramento e alarmes.