TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Prefeitura de Limoeiro do Norte lança projeto pioneiro de Neuropatia

24 de janeiro de 2017 às 11:06 - Atualizado em 24/01/2017 10:07

undefined
(Foto: ASCOM)
A Prefeitura de Limoeiro do Norte, através de uma ação intersetorial que une as secretarias de Saúde, Ação Social e Educação, realizou o lançamento do Curso de Capacitação em Naturopatia para os profissionais da atenção primária na manhã desta segunda-feira (23) no auditório do Instituto Federal do Ceará. O projeto é pioneiro na região e será ministrado pelo Especialista em Naturopatia, Veridiano Gadelha, e pelo Professor Doutor em Naturopatia Científica, Jean Alves Cabral.
 
undefined
 (Foto: ASCOM)
O evento contou com a presença da Secretária de Ação Social, Arivan Lucena, da coordenadora da Atenção Básica, Renata Gadelha, que representou a Secretária de Saúde, Sandra Lira, do advogado, Dr. Magela, e dos vereadores Arimatéia Brito e Ângela Maria. Na ocasião, os professores fizeram uma explanação da grade do curso para os profissionais e explicaram a importância das terapias naturais na prevenção e no tratamento de doenças ou distúrbios físicos, visando melhorar a qualidade de vida da população do município. “ Esse trabalho com os agentes comunitários de saúde e os demais profissionais vai atingir a base da saúde, uma vez que eles têm contato direto com as famílias e vão levar o conhecimento sobre prevenção para a casa dos pacientes, diminuindo o sufoco do SUS”, esclarece Veridiano.
 
undefined
 (Foto: ASCOM)
Com duração de dois anos, os agentes comunitários de saúde e de endemias, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, professores e demais profissionais irão aprender como o emprego de técnicas e materiais naturais podem reestabelecer o equilíbrio dos pacientes através do uso de plantas medicinais, cores, alimentos saudáveis, massagens e alinhamento de outras práticas de cuidados com o organismo. “Este é um projeto com 24 módulos que proporcionará formação e informação para os participantes, amparado por portaria do Ministério da Saúde que reconhece a Naturopatia Científica como metodologia para ser aplicada em toda nação brasileira”, fala professor Jean.
 
 
A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Juscilene Chaves, participou do evento e acredita na capacitação como uma forma de melhorar os processos de trabalho da categoria. “ Pela abertura deu para notar que vai ser um grande aprimoramento pra gente com melhoria de conhecimento. Os professores são excelentes e vão acrescentar novas práticas ao nosso trabalho. Isso eu garanto”.
Ascom Secretaria de Saúde Limoeiro do Norte