TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Prefeitura de Fortaleza destrói nesta sexta 'paredões de som' apreendidos

Equipamentos foram apreendidos por excesso de barulho, diz secretaria. Proprietários dos 'paredões de som' não resgataram equipamentos.

04 de dezembro de 2015 às 09:25

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) vai destruir nesta sexta-feira (4) 245 "paredões de som", equipamentos sonoros instalados em veículos, por excesso de barulho. Segundo a secretaria, os proprietários dos equipamentos não foram resgatados no prazo estabelecido em lei e muitos se encontram deterioradas por conta da ação do tempo.

Este é o segundo descarte de equipamentos sonoros promovidos pela Seuma em 2015. No primeiro semestre deste ano, no Dia Mundial de Conscientização sobre Ruído, em abril, foram descartadas 100 estruturas e nove foram doadas. Ao todo, em 2014, 516 materiais foram descartados e outros 114 doados a entidades. Em 2013, mais de 90 equipamentos foram descartados.

Os materiais destruídos são encaminhados para empresa especializada em coleta de resíduos eletrônicos. Estes componentes são separados e destinados para o setor industrial a fim de serem reutilizados. A madeira e demais materiais seguem para a Rede de Catadores do Ceará, incrementando uma arrecadação fomentada pela Prefeitura de Fortaleza.

As equipes de fiscalização da Seuma, em parceria com demais órgãos, como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), apreenderam, até novembro deste ano, 571 equipamentos sonoros irregulares.

Poluição Sonora

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição sonora é a terceira forma de poluição que mais afeta o planeta. Dada a sua repercussão na saúde e no meio ambiente, é considerada um problema de saúde pública mundial. Por conviver com o barulho, as pessoas, em muitos casos, não percebem os efeitos maléficos na saúde e na qualidade de vida. Cerca de 120 milhões de pessoas no mundo têm a audição afetada pelo ruído.