TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Prazo para compra da vacina contra febre aftosa termina no Ceará hoje

Após a compra da vacina, o produtor tem 15 dias para fazer a declaração. Expectativa do Governo do Estado é que a imunização ultrapasse 95%.

31 de maio de 2016 às 10:43 - Atualizado em 31/05/2016 10:46

undefined


Termina nesta terça-feira (31) o prazo para que produtores rurais do Ceará e criadores de gado bovino e bubalino adquiram a vacina contra a febre aftosa nas lojas credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e cadastradas pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Após a compra da vacina, o produtor tem um prazo de 15 dias para fazer a declaração.

O produtor que não realizar a vacinação no prazo determinado terá que pagar uma multa de cerca de R$ 18 por cada animal não vacinado. A expectativa é que a imunização ultrapasse 95%.

Quem comprar a vacina no último dia da campanha poderá declarar até o dia 15 de junho, explica o coordenador da campanha, Joaquim Sampaio. Ele ressalta a importância de o produtor declarar o quanto antes.

Declaração


A campanha contra a febre aftosa teve início no último dia 2. Cada produtor deve adquirir a vacina, fazer a vacinação e declarar nos escritórios da Adagri, Ematerce ou secretarias de agricultura dos municípios. É necessário levar a nota da compra da vacina e a relação dos animais vacinados por faixa etária e sexo.

Atingir a meta de vacinação é necessária para que o estado continue livre de febre aftosa, para garantir a participação em feiras e venda dos gados para outros estados, endossa o secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel. Os produtores, conforme orienta o presidente da Adagri, Augusto Júnior, devem declarar o tamanho real do rebanho que possuem, além de informar quais animais foram vendidos, os que nasceram e até os que já morreram, para atualizarem o cadastro.

As vacinas estão disponíveis nas revendas de produtos veterinários e as declarações podem ser feitas nos escritórios da Adagri, Ematerce e Secretarias Municipais de Agricultura em diversas cidades do interior do Estado e em Fortaleza.

A vacinação é a garantia de que a febre aftosa não vai voltar ao Ceará e que os animais podem ser comercializados em todo o país, além da América Latina, Ásia e África. Atualmente o Ceará é zona livre de febre aftosa com vacinação.