TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Possibilidade de CPI para investigar empresa do concurso de Limoeiro será debatida

03 de junho de 2016 às 12:46

undefined

Câmara Municipal de limoeiro do Norte (Foto: Agência TVJ1)

Após a licitação realizada pela Prefeitura de Limoeiro do Norte que definiu a empresa realizadora do concurso público, dois vereadores levantaram a suspeita sobre a idoneidade da ganhadora, no caso o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB).

Chico Baltazar (PSD) e Heraldo Holanda (PSD) peticionaram no Ministério Público (MP) solicitando que se faça uma investigação mais aprofundada acerca da IDIB e toda sua documentação, por haver indícios de participação em fraudes juntamente com o Instituo Cidades – Centro Integrado de Desenvolvimento Administrativo, Estatística e Social.

undefined

Consulta feita no Portal da Transparência onde mostra a sanção ao Instituto Cidades

O Instituto Cidades possui um histórico bastante polêmico, envolvendo supostas falcatruas em diversos certames feitos pelo Brasil, inclusive sofrendo sanção e ficando inapta a realizar novos concursos até 2018. 

Os parlamentares desconfiam de uma possível ligação entre as duas empresas, sendo que Lívio Carlos Chagas (IDIB) e Leonardo Carlos Chagas (Instituto Cidades) são os que presidem as respectivas instituições, levantando a hipótese de parentesco entre ambos, além de que as sedes ficam no mesmo endereço, situadas na Rua Dr. Ernesto Monteiro, nº 1375, bairro Sapiranga, em Fortaleza.

Para o vereador Heraldo Holanda, há uma suspeita de que por estar impossibilitado de realizar novos concursos até 2018, o presidente do Instituto Cidades tenha criado o IDIB para poder continuar participando de licitações e fazendo concursos, visto que a fundação da empresa é datada de 11 de fevereiro de 2015.

undefined

Vereador Heraldo Holanda (PSD) (Foto: Agência TVJ1)

Nossa equipe entrou em contato com o parlamentar que concedeu uma entrevista ao nosso portal de notícias TVJ1 e falou que é totalmente a favor de que haja o concurso, afinal é a formal legal de ingressar no serviço público, porém, que se faça com lisura e seriedade.

Segundo Heraldo, o Promotor de Justiça ainda orientou os vereadores a instaurarem uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades.

O vereador disse que irá se reunir com a mesa diretora e conversar com os colegas aliados para ver qual posição será tomada, se é melhor a CPI ou esperar o pronunciamento do MP. Há também a possibilidade do grupo de vereadores denunciarem junto a Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública – PROCAP.

Confira a entrevista na íntegra realizada com Heraldo Holanda: