TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Pílula do câncer já tem data para ser testada pela 1ª vez no Ceará

Os testes serão feitos pela Universidade Federal do Ceará em pessoas sadias e com câncer

24 de maio de 2016 às 10:25 - Atualizado em 24/05/2016 10:26

undefined


Deve iniciar em agosto no Ceará os testes em humanos da pílula do câncer. Até o momento, as experiências com o composto estavam em fase pré-clínica, que ocorre em células e animais, como camundongos, conforme informações da Rádio Tribuna BandNews FM.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC, Manoel Odorico de Moraes, a verificação vai feita em pessoas sadias e com câncer. “Temos que verificar se essa substância é segura, qual é a dose que ela é segura para ser utilizada para depois utilizar em pessoas com câncer”, destaca.

Serão testadas quatro dosagens da provável droga anticâncer num grupo de até 120 voluntários para checar se há índices de toxidade. Os primeiros resultados em animais não foram satisfatórios, mas não quer dizer que não funcione em outros tipos de tumores diferentes dos que já foram testados, inclusive em humanos.

“Nos testes em animais nós não tivemos nenhuma atividade inibidora do crescimento dos tumores. Entretanto, isso não significa dizer que não exista nenhum efeito em seres humanos”, aponta. Além do Ceará, os testes serão realizados nas próximas semanas em São Paulo e Rio de Janeiro. A substância é utilizada há mais de duas décadas sem permissão de comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Tribuna do Ceará