TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Peixes continuam morrendo no Castanhão e as perdas são incalculáveis

26 de junho de 2015 às 15:15 - Atualizado em 29/06/2015 12:01

Coleta de peixes mortos

Foto: Facebook

Moradores e piscicultores da cidade de Jaguaribara – CE estão temerosos com a atual situação vivida no maior reservatório do Ceará.

O açude é quem traz a maior renda para o município, através da piscicultura, porém nos últimos dias o que se vê por lá são pilhas e mais pilhas de peixes mortos.

São toneladas e mais toneladas de peixes mortos que foram para o aterro sanitário, e o valor do prejuízo é incalculável. Cerca de 1500 famílias que trabalhavam com a piscicultura estão sofrendo as consequências e a economia da cidade entrou em colapso.

Gaiolas com peixes mortos

Foto: Facebook

Os piscicultores alegam que a mortandade pode ter sido ocasionada após uma manobra de liberação de água feita pela Cogerh, utilizada para levar água ao Rio Jaguaribe, na cidade de Itaiçaba. A diminuição drástica de vazão teria contribuído para que a força da água revirasse as águas do fundo, com pouca oxigenação, causando poluição da área adequada para a criação dos peixes.

Manifestação

Vários peixes mortos as margens do açude Castanhão

Foto: Facebook

Na próxima segunda-feira(29/06) haverá um manifesto em defesa da piscicultura do Castanhão, cujo concentração será na praça em frente à Escola Humberto de Alencar Castelo Branco, as 09h30min.

Os organizadores esperam contar com a ajuda da população para fortalecer o movimento que cobrará soluções das autoridades competentes.