TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Oncologia do HRVJ completa seis meses com mais de mil atendimentos

28 de março de 2024 às 09:23

undefined

Nesta quarta-feira (27), o serviço de oncologia do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte, completa seis meses de inauguração, ultrapassando a marca dos mil atendimentos. Ao todo, foram atendidos 1.217 pacientes no ambulatório da oncologia, além de realizadas 198 quimioterapias, 108 cirurgias oncológicas e 172 análises histopatológicas, até fevereiro de 2024.

O serviço faz parte da regionalização do tratamento contra o câncer, sendo o primeiro do interior implantado pela Sesa. O setor trata diversos tipos de câncer da população das regiões do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central, incluindo oncologia clínica, quimioterapia, cirurgias, radioterapia, biópsias, hormonioterapia, atendimento multiprofissional, além de exames laboratoriais e de imagem.

“HRVJ foi o primeiro (hospital regional) em que inauguramos oncologia, já tivemos mais de 1.200 atendimentos. Posso dizer para vocês que no Vale do Jaguaribe nós não temos fila no serviço de oncologia. E nós queremos levar pro Ceará inteiro. Já falei com o deputado Eduardo Bismarck sobre a garantia do recurso (mais de 130 milhões) das emendas parlamentares para levar oncologia pro Ceará inteiro. Quero parabenizar os profissionais da Sesa, o HRVJ. Pacientes que vinham pra Fortaleza já não vêm mais”, declarou o governador Elmano de Freitas em sua live semanal de bate-apo com a populaçã.

A diretora administrativa da unidade, Sabrina Becker, ressalta que a implantação do serviço especializado em oncologia no interior traz uma maior agilidade no diagnóstico e no tratamento da doença, fundamentais para salvar vidas. “Beneficiar mais de mil pacientes, desde a inauguração da oncologia, demonstra que o propósito de cuidar das pessoas mais perto de suas casas, está sendo alcançado. O Hospital Regional Vale do Jaguaribe continuará trabalhando em busca de proporcionar resultados cada vez mais excelentes para a população”, comemora.

O setor conta com atendimento de profissionais especializados nas diversas áreas da oncologia, que inclui cabeça e pescoço, mastologia, urologia, abdómen, ginecologia, oncologia clínica, dentre outros.

A coordenadora de enfermagem, Janaina Martins, afirma que o marco revela o fortalecimento do processo de regionalização, trazendo atendimento médico especializado, juntamente com a equipe multiprofissional, com foco no paciente, promovendo um atendimento humanizado e qualificado.