TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

O que muda em municípios do Ceará que saem do toque de recolher para o lockdown

12 de março de 2021 às 09:06

undefined

A partir deste sábado, 13, todo o território cearense entrará em lockdown e apenas atividades consideradas essenciais poderão funcionar. A medida, anunciada em transmissão ao vivo nesta quinta-feira pelo governador Camilo Santana (PT), muda o cenário de restrições em municípios que ainda não haviam decretado o isolamento rígido no Estado. Muitos estavam apenas aplicando o toque de recolher.

Enquanto a proibição da circulação de pessoas e o funcionamento de atividades não essenciais acontece durante o dia todo no lockdown, o mesmo acontece apenas em horários específicos quando há toque de recolher. No Ceará, muitas cidades implementaram o toque de recolher entre 20 horas e 5 horas de segunda a sexta-feira, e de 19h às 5h nos fins de semana, de acordo com o último decreto publicado.

Em relação ao uso de espaços públicos, a regra também muda: no toque de recolher, as áreas estão fechadas entre 17 horas e 5 horas do próximo dia, em todos os dias; mas no lockdown, as áreas não podem ser usadas em qualquer período, até que o lockdown não esteja mais em vigor. Para sair de casa, as pessoas precisam justificar às autoridades o motivo, e caso insistam em ficar na rua após orientação de retorno, podem ser conduzidas à delegacia.

Com a determinação de Camilo Santana, esta é a primeira vez em que o lockdown é decretado simultaneamente em todos os municípios do Estado. Na “primeira onda” da pandemia de Covid-19, a partir de março de 2020, a medida foi estabelecida como forma de prevenção da circulação do coronavírus em diversas cidades cearenses, mas não todas ao mesmo tempo.