TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

O chorinho de Luiz José em Quarteto marca a programação musical desta sexta (18) na IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte

Na Tenda das Artes, à noite, acontece a roda de conversa com o tema "Literatura feminina x literatura escrita por mulheres". A Feira do Livro tem o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e patrocínio da Enel.

18 de novembro de 2016 às 09:02

undefined

 

Segue até este sábado, 19, a IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte, que durante três dias reúne poetas, cordelistas, livreiros, cantadores, músicos, estudantes, professores, pesquisadores e a população da cidade na Praça da Matriz. Na programação musical, nesta sexta-feira, 18, às 22h, tem Chorinho na Praça com Luiz José em Quarteto. O grupo é formado por Luiz José (cavaquinho 6 cordas), Ribamar (violão 7 cordas), Giltácio Santos (clarinete) e Paulinho (pandeiro). No repertório, composições de Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Tarcísio Sardinha, Nelson Alves e do próprio Luiz José, que interpreta de sua autoria "Prenúncio", "Amigos" e "Boteco". A programação é gratuita.

Luiz José iniciou o estudo no cavaquinho aos 10 aos de idade, em 1990, de forma autodidata, e em 1997 iniciou os estudos formais do instrumento com os professores Adriano e Elismar Pontes, no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, em Fortaleza. Em 2008, idealizou o cavaquinho de 6 cordas.

Sua carreira é marcada por diversas apresentações com nomes de destaque na Música Popular Brasileira, dentre os quais, Jair Rodrigues, Bezerra da Silva, Roberto Silva e Ataulfo Alves Junior. Já tocou ao lado de nomes como Marco de Pina (RJ), Marco Cesar (PE), Pedro Amorim (RJ), Luciana Rabello (RJ), Carlinhos Patriolino (CE), Macaúba (CE), Hamiltom de Holanda, Zé Menezes, Ronaldo do Bandolim, Zé da Velha e Silvério Pontes, Zé Calixto e Adelson Viana. 

Em 1997 entrou para o Cordas Que Falam, um dos mais atuantes grupos de chorinho de Fortaleza. Participou de CDs de vários artistas, dentre os quais, o CD Canções, do violonista Nonato Luiz, e o CD Bandolim do Brasil, de Jorge Cardoso e Cordas que Falam.

Mais programação na sexta-feira

Antes do Chorinho na Praça, a programação artística da IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte terá, a partir das 18h, na Carreta Cultural: espetáculo teatral A Megera Domada, apresentado por alunos da Escola Normal; Banda Aécio de Castro, formada alunos Colégio Diocesano, sob a regência de Bergson de Castro; espetáculo teatral Lampião e Maria Bonita em O Rei do Cangaço e a Mulata da Terra do Condor, encenado pelas associações Paz e União (Cidade Alta) e Unidos para o Progresso (Espinho); e às 21h, o Sarau de Poesia, organizado por João Filho, Jade Chaves e Isaac Cangaia.

Na Sala dos Autores, estrutura montada na Praça da Matriz, acontece, às 20h o Encontro com o Autor. Na ocasião, acontece lançamentos de livros de Arlene Holanda (O piolho, a princesa e o trovador), Prof. Cleison Rabelo (Arte-Educação – Contribuições para a Formação Docente) e sessão de autógrafos de Dércio Braúna (Aridez lavrada na carne, poesia) e Alan Mendonça (De Peixes e Aquários e outras obras, poesia).

Na Tenda das Artes, às 20h, a programação é a Jornada das Letras, com a Roda de Conversa "Literatura feminina x literatura escrita por mulheres", com Ana Remígio, Fernanda Cardoso e Leila Tabosa.  Haverá também o lançamento do livro Toda Mística é de Si, de Graciele de Lima.

A IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte é realizada pelo Instituto Brasil de Dentro em parceria com a Editora IMEPH, com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura e o patrocínio da Enel. Tem também o apoio da Câmara Cearense do Livro, Academia Limoeirense de Letras, FAFIDAM/UECE, CDL Limoeiro do Norte, Auritransp, Unimed, Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, Prefeitura de Limoeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação.