TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{Anuncie Aqui}

Nova variante do coronavírus, identificada como XFG, é encontrada em sete pacientes em Fortaleza

03 de julho de 2025 às 08:33

undefined

 

Uma nova variante do coronavírus foi detectada em pelo menos sete testes, feitos com pacientes em Fortaleza, no período de 14 de fevereiro e 4 de junho. A capital do Ceará é a primeira cidade do Nordeste onde as autoridades em saúde já confirmaram a presença da nova variante do vírus.

Identificada como XFG a variante é uma combinação de outras duas variantes do coronavírus e é oriunda da ômicrom. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) ao Diário do Nordeste, através do secretário executivo de Vigilância, Antônio Silva Lima Neto.

 

De acordo com secretário, como o Ceará já possui mais de 90% da população vacinada com duas doses da vacina contra o coronavírus, não há previsão de que a nova linhagem vá causar impacto. Os sintomas que ela produz, por exemplo, são os mesmes das variações anteriores (febre ou calafrios, dor de cabeça, tosse, fadiga e dor no corpo).

 

Os casos confirmados nos pacientes em Fortaleza, foram detectados através de amostras enviadas ao Laboratório Central do Ceará (Lacen). Todos os pacientes apresentavam quadros clínicos com sintomas leves, segundo confirmou Antônio Silva Lima Neto.

 

A Organização Mundial da Saúde emitiu uma nota onde classifica como baixo, o risco para a saúde pública a nível global, que a XFG seja capaz de causar.