Nova linha de exportação de frutas para Espanha e Itália começa a operar no Porto do Pecém
24 de setembro de 2019 às 07:49

O Porto do Pecém passa a ter conexão direta com o porto de Valência, na Espanha. Isso porque teve início hoje a operação da nova linha Mediterrâneo da MSC – Mediterranean Shipping Company, empresa especializada no transporte marítimo de contêineres.
Para receber o navio MSC Antigua uma operação inédita de boas vindas foi preparada por rebocadores da Wilson Sons. Jatos d´agua foram jogados na chegada do navio ao terminal de múltiplas utilidades (TMUT) do Porto do Pecém.
A nova rota vem para suprir a demanda crescente dos fruticultores que exportam parte da produção para países da Europa. Principalmente o melão, produzido no Ceará e no Rio Grande do Norte; e a manga e a uva, produzidas no Vale do Rio São Francisco.
O navio MSC Antigua tem 299,18 metros de comprimento e capacidade de armazenar até 8.886 contêineres. E cada contêiner refrigerado pode conservar até 25 toneladas de frutas.
Somente na safra 2018/2019 foram transportados pela MSC dois mil contêineres de frutas frescas a partir do Porto do Pecém.
Além da nova linha para o mediterrâneo, seguem em operação regular linhas de navegação para Estados Unidos e Norte da Europa. A exportação da safra de frutas 2019/2020 segue até fevereiro do próximo ano.