TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Na contramão da crise, indústria cearense cresce 1,5%

10 de outubro de 2018 às 08:33

undefined

 

A produção industrial no Ceará aumentou 1,5% em agosto, no comparativo com julho deste ano. Já o Brasil registrou queda de 0,3% nesse mesmo mês. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal Regional divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostram que este foi o quarto maior crescimento dentre os 15 estados pesquisados, atrás apenas do Mato Grosso (3%), Bahia (2,7%) e Pernambuco (2,6%).

Por outro lado, seis estados registraram taxas negativas de julho para agosto de 2018, na série com ajuste sazonal. A maior delas foi observada no Amazonas (-5,3%).

O Nordeste também apresentou alta de 1,5% no período. “Os três estados que pesquisamos do Nordeste conseguiram se manter acima da variação nacional, na passagem de julho para agosto. A Bahia, sofreu influência de veículos automotores, reboques e carrocerias. Pernambuco sofreu influência de produtos alimentícios. No Ceará, a influência positiva veio dos artefatos de couro”, explica Bernardo Almeida, analista da pesquisa.

Em 12 meses, a indústria cearense cresceu 1,4%. No acumulado do ano caiu 0,1%. No Brasil, a queda foi de 0,9% na produção industrial.