TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Mineradora apresenta projeto de mina de calcário que deve gerar cerca de 120 empregos em Quixeré

02 de junho de 2016 às 10:50 - Atualizado em 02/06/2016 11:21

undefined

(Foto: Agência TVJ1)

Ontem (1) a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou uma audiência pública em Quixeré, para apresentação do projeto e estudo ambiental de uma mina de calcário da empresa Micron-Ita, que pretende instalar-se no município. 

O evento ocorreu na escola municipal de Ubaia, na zona rural, na qual foi discutido o processo de licenciamento ambiental do empreendimento. 

undefined

(Foto: Agência TVJ1)

De acordo com o estudo ambiental entregue pela Micron-Ita à Semace, a empresa pretende extrair da mina aproximadamente 46.327,86 toneladas/ano de calcário, que podem ser transformados carbonato de cálcio, muito utilizado para a produção de componentes de PVC, cimento, cal, entre outros. O empreendimento fica localizado no sítio Bom Sucesso, cerca de 30 km da sede do município de Quixeré.

Empregos

A intenção da empresa é iniciar a operação no final de 2017 e gerar cerca de 120 empregos diretos, utilizando prioritariamente mão-de-obra local, exceto para alguma atividade mais específicas que não apresente disponibilidade de profissionaisna cidade. 

Região

Ao todo, foram diagnosticadas 17 comunidades rurais dentro da área de influência direta do empreendimento, algumas delas como Bom Sucesso, Boa Esperança, Baixa do Félix, Chapada do Apodi, Ubaia, Serra do Vieira e Lajedo do Mel. 

Uma equipe multidisciplinar da Semaceesteve presente na audiência para ouvir a participação da comunidade. Os profissionais da autarquia também realizaram uma inspeção técnica no local que a empresa está pretendendo se instalar, quanto aquestões físicas, bióticas e socioeconômicas da região.

Em entrevista ao nosso portal de notícias TVJ1, o diretor da empresa, Lailton Leonardo, nos falou um pouco da Micron-Ita e sobre o processo de instalação no município. Confira o áudio:

 undefined

(Foto: Agência TVJ1)

Na oportunidade ainda entrevistamos o prefeito de Quixeré, Santiago Bessa (PSB), que falou sobre a vinda da empresa e de mais uma conquista para o povo quixereense, que mesmo diante da crise que assola o país, grandes empreendimentos têm se instalado no município. Confira a entrevista na íntrega:

Conheça um pouco mais sobre a empresa Micron-Ita clicando aqui.

Curta nossa página no facebook