TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

MCMV: Governo corta 98% dos recursos e mais de 13 mil imóveis no Ceará podem ter obras paralisadas

26 de abril de 2021 às 17:05

undefined

O Governo cortou mais de 98% dos recursos destinados ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que financia as obras da faixa 1 do antigo Minha Casa Minha Vida, hoje chamado de Casa Verde e Amarela. Com isso, foram retirados R$ 1,5 bilhão em despesas que estavam reservadas a faixa 1 do programa habitacional, cujo foco são as famílias de baixa renda. No Ceará, o corte vai paralisar mais de 13 mil imóveis, de acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/CE).

De acordo com o presidente do Sinduscon, Patriolino Dias, a situação “torna impossível a continuidade do que já está contratado, afetando diretamente os postos de trabalho das obras”. Patriolino afirma que somente no Ceará, cerca de 34 empreendimentos terão as obras paralisadas já a partir do mês de maio deste ano. São, ao todo, 13.302 unidades afetadas. O veto praticamente zera o que estava reservado, restando a sobra de apenas R$1 milhão para tocar o programa no Ceará.

Em nota, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, disse ver com “muita preocupação e perplexidade” o corte nas verbas do Orçamento para o Casa Verde e Amarela. Segundo ele, essa redução deve paralisar as obras de 250 mil casas que já estão em construção, além de afetar cerca de 250 mil empregos diretos e 500 mil indiretos e induzidos.