TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Maior proximidade do celular exige atenção dos pais com saúde ocular das crianças e adolescentes, alerta presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia

03 de agosto de 2021 às 10:00

undefined

A Presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), Hissa Tavares, disse, nesta terça-feira (03), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão pelas redes sociais do Ceará Agora, e por mais de 20 emissoras de rádio no Interior, que os problemas de saúde ocular entre crianças e adolescentes tendem a aumentar ainda mais em função da demanda reprimida por consultas no Sistema Único de Saúde.

Há uma demanda reprimida de consultas e, embora os serviços tenham sido retomados nesse período da pandemia, a rede pública não consegue atender a grande quantidade dos pedidos e exames o que, em seu entender, vai contribuir para agravar ainda mais a saúde ocular de crianças e adolescentes.

Hissa alertou para os pais ficarem atentos: quanto maior a proximidade dos olhos das telas, mais necessária se torna uma consulta a um oftalmologista. Outra preocupação, segundo a presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia, é com a situação de crianças e adolescentes que usam óculos, mas deixaram de renovar a consulta, o que pode gerar agravamento do quadro de miopia.

Ela recomenda a diminuição do tempo de exposição às telas de celulares, computadores e smartphones como medida para diminuir o avanço da miopia e que as crianças e adolescentes passem a ser estimulados a mais interação, brincadeiras e lazer. Na entrevista ao Jornal Alerta Geral, Hissa Tavares chama atenção para os números da miopia e para as ações que devem ser adotadas para melhor saúde ocular da população infantojuvenil. Vale à pena conferir!

Com informações do Ceará Agora