Macaco guariba-da-caatinga em risco de extinção é resgatado durante ataque de cães em Massapê
09 de setembro de 2025 às 08:32

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (3ª Cia/ BPMA), realizou nessa segunda-feira (08), na cidade de Massapê, o resgate de um macaco Guariba-da-caatinga, espécie ameaçada de extinção no Ceará. O animal havia descido das árvores em busca de alimento quando foi atacado por quatro cães em uma propriedade rural.
Durante a ocorrência, a equipe realizou o resgate e prestou os primeiros cuidados necessários ao primata, que foi encaminhado ao Hospital Veterinário do Centro Universitário Uninta de Sobral, onde permanece sob os cuidados do médico veterinário responsável. O procedimento contou com o apoio da Sepa e do Instituto Pró-Silvestre, instituições que darão continuidade ao tratamento do animal.
O macaco guariba, também conhecido como bugio, é uma espécie típica da Caatinga e encontra-se em risco de extinção no Estado, sendo fundamental sua preservação para o equilíbrio ambiental. A PMCE reforça que a população pode contribuir com a preservação da fauna silvestre denunciando situações de risco ou maus-tratos aos animais. As denúncias podem ser feitas pelo número 190, 181 ou aos órgãos ambientais dos municípios e estado.