TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Limoeiro solicita ajuda para implantar projeto de ciclovias

Quem precisa se deslocar de bicicleta tem de disputar espaço na via com os demais veículos, sem segurança

15 de julho de 2015 às 07:46

Dois carros circulando e a margem da via uma ciclista

É grande o número de pessoas que utilizam o modal como meio de transporte (Foto: Ellen Freitas)

Limoeiro do Norte. Para garantir maior segurança aos ciclistas, este município tem buscado, junto à Secretaria das Cidades do Estado, implantar um projeto de ciclovias que integre o plano municipal de mobilidade urbana. Pelo menos mais sete cidades do Vale do Jaguaribe deverão contar com o projeto.

Limoeiro já foi conhecida como a "Terra das Bicicletas" por ter o modal em número superior ao contingente populacional. Hoje, no entanto, quem precisa se deslocar nas "magrelas" tem de disputar espaço na via com os demais veículos automotores, uma vez que não há espaço seguro para quem pedala.

Ir ao Centro fazer compras ou pagar contas não tem sido fácil para a dona de casa Ildete dos Santos, que tem a bicicleta como meio de transporte. Devido à grande quantidade de carros e motos, ela conta que é sempre perigoso para os ciclistas trafegarem pelas ruas, diante da falta de respeito. "O perigo maior são as motos, que passam em alta velocidade. Dia desses um rapaz surgiu de repente na hora que eu estava passando e, por pouco, não me atingiu", conta.

Na visão da dona de casa, o mais seguro seria pedalar pelo acostamento. O problema é que praticamente todos eles estão ocupados pelos carros. "Ai a gente não tem muito o que fazer, é andar se arriscando, tentando não se acidentar", destaca.

Atualmente, o número de automóveis cadastrados em Limoeiro do Norte, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2014, é pouco mais de seis mil. Já o número de motocicletas e motonetas ultrapassa 16,7 mil. Diante da necessidade de oferecer maior segurança aos ciclistas e um consequente reordenamento do trânsito, o Município solicitou, no último mês de maio, junto à Secretaria das Cidades do Estado, a presença de uma equipe técnica para realizar estudos para implantação de um projeto cicloviário.

De acordo com o procurador do Município, Charles Lourenço, há necessidade do município ter essa organização do trânsito, tendo em vista que muitas pessoas utilizam a bicicleta como meio de transporte e lazer, e enfrentam dificuldades de locomoção por causa da crescente quantidade de veículos automotores.

"Hoje, o centro comercial é um dos pontos críticos para o tráfego de bicicletas, mas esperamos que o projeto possa contemplar outros pontos da cidade. Com a oferta de mais segurança, esperamos incentivar um uso maior das bicicletas", explica.

Além do uso cotidiano, Charles acrescenta que tem crescido o número de grupos que realizam pedaladas. "O ciclismo como esporte tem se popularizado no município. É comum vermos grupos realizando essa atividade em vários momentos do dia. Pelo menos uma vez por semana,dezenas de pessoas, entre adultos e crianças, se reúnem para a prática. Esse projeto é fundamental para assegurar uma maior segurança", completa.

Acessibilidade

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria das Cidades informa que a solicitação do município junto ao programa Cidades do Ceará II foi um Projeto de Acessibilidade que pretende intervir nos passeios e meio fios da cidade, adequando­os à acessibilidade universal. Ressalta, ainda, que a Avenida do Contorno, que está sendo implantada, será contemplada com ciclovia.

Sobre a demanda para elaboração de um Plano Diretor Cicloviário, a assessoria informa que está sendo licitado pela Secretaria das Cidades um Plano de Mobilidade Urbana, juntamente com o Plano Diretor Municipal, que deverá incluir diretrizes para implantação de ciclovias no município.

Esse mesmo Plano deverá ser elaborado em outros municípios da região jaguaribana, a exemplo de Russas, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe, Jaguaruana, Quixeré e Aracati. Na região do Cariri, a secretaria diz que foi implantada uma ciclofaixa de lazer aos domingos, que funciona de forma permanente.

Mais informações

Prefeitura de Limoeiro do Norte
Rua Cel. Antônio Joaquim, 2121, Centro, Limoeiro do Norte
(88) 3400­3740

Ellen Freitas Colaboradora
Fonte: Diário do Nordeste


Diário do Nordeste