TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Limoeiro do Norte se sobressai diante da crise hídrica e garante água para sua população

Com obras de engenharia e ações educativas, o SAAE de Limoeiro do Norte vem conseguindo driblar a crise hídrica.

25 de dezembro de 2015 às 08:36

Torneira ligada derramando água

Através de um modelo de gestão que se tornou referência nacional, o Sistema de Água e Esgoto (SAAE) vem se destacando diante da crise hídrica quem perdura por longos 4 anos e neste último se agravou ainda mais.

Ultimamente Limoeiro do Norte vinha sofrendo com a falta de água assim como muitos municípios, onde ficava de dois a três dias sem água nas torneiras por conta do baixo nível de captação no rio Jaguaribe.

Cidades como a vizinha Russas, fará rodízio de abastecimento de água até janeiro de 2016 devido a uma grande crise hídrica quem está enfrentando. Por lá desde outubro que os moradores passaram a conviver com a falta de água na torneira.

Com baixo nível da água, o SAAE ficava dependendo da liberação da COGERH para bombear água do açude Castanhão e assim o nível subir podendo ser captada e distribuída na rede, porém a liberação só ocorria de três em três dias, sendo que após liberar a onda demorava cerca de 24hs até chegar em Limoeiro.

Caminhão parado na margem de rio

O superintendente do SAAE, Garcia Lima, não mediu esforços e implantou um sistema de captação flutuante na margem do Rio Jaguaribe próximo a barragem das Pedrinhas, uma obra de engenharia importante que normaliza a falta de água devido à espera do bombeamento da COGERH.

Garcia destaca o empenho de quatro empresas locais que foram parceiras neste projeto, a SK Bombas, Eletrovale, Iselétrica e Equimáquinas que além do serviço ter sido feito em menos de 45 dias, ainda saiu 110% mais barato do que fosse feito por empresas de fora.

O superintendente lembra que tudo isso vem sendo feito graças ao contribuinte que paga suas contas em dia e colabora com as ações desempenhadas. Os recursos utilizados na obra são oriundos do próprio SAAE.

Além de obras desse tipo, o SAAE visa a educação da população através campanhas e projetos como o SANE, este último sendo um projeto que é uma referência do SAAE de Limoeiro do Norte que já está sendo copiado inclusive por outros municípios, onde visa conscientizar a população através de campanha nas escolas que irão educar as crianças sobre a necessidade de economizar água e usá-la de modo correto.

Criança vendo revista do projeto SANE

Dessa forma, acredita-se que essas informações possam automaticamente chegar aos pais e familiares evitando que os usuários venham a sofrer futuramente com a escassez de água em relação ao desperdício da água

Confira a fala do Superintendente do SAAE: