TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Limoeiro do Norte é o único município da região que possui UTIs para tratamento de casos graves de Covid

16 de abril de 2021 às 09:20

undefined

O agravamento da Covid-19 no organismo, muitas vezes, demanda internação em unidades mais complexas de saúde. O ideal é que o atendimento fosse o mais rápido e próximo possível, mas apenas 23 das 184 cidades cearenses (12,5%) dispõem de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para dar assistência a pacientes graves com a doença, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Na região do Litoral Leste/Jaguaribe, composta por 20 municípios, apenas Limoeiro do Norte possui leitos de UTI para tratar os casos graves de covid-19. Pacientes de cidades vizinhas diariamente são transferidos para o lá. Das 260 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que o município registrou, 140 eram de pacientes não residentes na cidade.

A pandemia acelerou a abertura de equipamentos no Estado, prevista no plano de regionalização da Secretaria de Saúde do Ceará, já que a Pasta lembra que, até 2019, apenas quatro cidades contavam com leitos de UTI: Fortaleza, Sobral, Barbalha e Juazeiro do Norte.

Espara-se que, com essa urgência, a abertura do Hospital Regional Vale do Jaguaribe, também localizado em Limoeiro do Norte, ocorra em breve.