TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Limoeiro do Norte é escolhido pelo Governo Federal para participar do programa AgroNordeste

02 de outubro de 2019 às 08:22 - Atualizado em 02/10/2019 08:24

undefined
Limoeiro do Norte é um dos 230 municípios selecionados para o programa AgroNordeste 

O governo federal lançou ontem o plano AgroNordeste que pretende estimular o desenvolvimento socioeconômico sustentável do meio rural da região. O objetivo é aumentar a renda de produtores em até 50% a médio prazo. Segundo o Ministério da Agricultura, o plano vai ser implementado em 230 municípios abrangendo todos os estados nordestinos mais área do norte de Minas Gerais ao longo das safras referentes a 2019 e 2020.

No Ceará apenas duas regiões foram contempladas: o Vale do Jaguaribe e o Sertão do Crateús e Inhamuns.

A iniciativa será dividida em 12 territórios, com população rural de 1,7 milhão de pessoas e 410 mil estabelecimentos. A expectativa do governo é que a ação seja expandida a 30 territórios até 2021. Alguns produtos assessorados serão arroz, leite, mel, frutas, ovinos, crustáceos, caprinos, mandioca, feijão, tomate, cebola e cachaça.

O foco do AgroNordeste são pequenos e médios produtores que comercializam parte da produção, porém, têm dificuldade em expandir o negócio. Por meio do programa, o governo federal quer aumentar a assistência técnica, abrir mercados, fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e elevar a qualidade dos produtos.

Na prática, o AgroNordeste será promovido por Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Organização das Cooperativas Brasileiras, Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Banco do Nordeste e Banco do Brasil. De acordo com o ministério, a escolha dos territórios considerou clima, solo, recursos naturais, situação agrária, agropecuária, infraestrutura e nível socioeconômico.