TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Justiça do Ceará tem mais de 13 mil audiências agendadas para Semana da Conciliação

29 de novembro de 2017 às 10:34

undefined

 

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realiza até a próxima sexta-feira (1º) a XII Semana Nacional de Conciliação. Ao todo, foram agendadas 13.907 audiências para serem realizadas.

Estão agendadas 8.239 audiências em comarcas do interior e 4.033 na Capital, conforme dados do Sistema de Controle de Conciliação (SCONC) divulgados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que tem à frente a desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves, supervisora do órgão.

As conciliações pretendidas durante a semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. Entre os diversos tipos de processos que podem ser conciliados estão: pensão alimentícia, divórcio, ações que envolvem questões relacionadas a instituições financeiras, concessionárias de energia elétrica, operadoras de saúde e de telefonia celular.

Também farão parte multas da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), revisional de contratos bancários, entre outras processos.

"Nosso principal objetivo é fomentar nas pessoas e na sociedade a cultura do diálogo e a solução consensual dos conflitos", afirma o juiz Ricardo Alexandre, presidente da Associação Cearense de Magistrados.

A força-tarefa é idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conta com o apoio da Associação Cearense de Magistrados (ACM) e envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. Um esforço concentrado da Justiça para solucionar o maior número possível de litígios por meio da conciliação.