TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Janeiro de 2022 lidera número de casos de Covid no Ceará durante toda a pandemia

04 de fevereiro de 2022 às 08:58 - Atualizado em 04/02/2022 08:58

undefined

Janeiro foi o mês com o maior número de casos de Covid-19 no Ceará desde o início da pandemia. Ainda que o aumento seja esperado nos primeiros meses do ano, a variante ômicron contribuiu para a explosão de casos, conforme especialistas.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), em janeiro de 2022, foram registrados 181.602 casos. Um aumento de 304,6% se comparado ao mesmo mês de 2021, quando foram computados 44.883 casos. Somente em 17 de janeiro de 2022 foram 11.943 casos. O maior número de novos casos em um só único dia.

Variante ômicron

Segundo especialistas, o aumento era esperado, já que os casos de Covid-19 costumam crescer no início do ano. No entanto, a chegada da variante ômicron contribuiu com a alta da contaminação.

Sem dúvida a maior justificativa para essa explosão de casos aqui no Ceará, em todo o Brasil, em todos os países antes é em função desta nova variante que tem a capacidade de transmissão muito maior do que as outras que a gente tinha antes. Felizmente ela chegou no momento em que nossa população a maioria dela estava vacinada. Isso contribuiu para que tivéssemos menos casos graves e menos pessoas internadas como mortes”, afirmou o médico epidemiologista, Luciano Pamplona.

Apesar da alta dos casos, de acordo com o cientista de dados, Nonato de Castro, Nonato de Castro - cientista de dados os dados levam a crer que o pico da terceira onda da doença já foi atingido. Pelo menos em Fortaleza.

A tendência agora é que tenhamos queda nas contaminações e começa desafogar novamente o sistema de saúde”, disse.

Com informações do G1