TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Janaína Dutra, travesti e ativista cearense, é homenageada pelo Google

30 de novembro de 2021 às 08:43

undefined

A ativista social cearense Janaína Dutra, que lutou em defesa da causa LGBTQIA+, foi homenageada nesta terça-feira (30) pelo Google. Usuários que acessam a página inicial do buscador veem uma imagem de Janaína e uma referência ao 61º aniversário dela.

Janaína nasceu em Canindé, no interior do Ceará, em 30 de novembro, e morreu em Fortaleza em 2004. Ela foi a primeira travesti do país a obter uma carteira profissional da Ordem dos Advogados do Brasil.

Ela morreu com um câncer de pulmão aos 43 anos, em fevereiro de 2004.

Segundo o Mídia Bixa, publicação especializada em assunto LGBTQIA+, Janaína passou a auxiliar pessoas com HIV positivo ainda na década de 1980. Ela também participou da fundação do Grupo de Apoio Asa Branca (Grab), grupo de apoio a travestis e homossexuais que atua até hoje no Ceará.

undefined

Em 2010, o roteirista Wagner de Almeida lançou o filme Janaína Dutra, uma Dama de Ferro, que narra a trajetória da ativista social.

A mulher também dá nome ao Centro de Referência LGBT do município de Fortaleza. Fundada em 2011, a unidade concede serviços de proteção e defesa da população LGBT que está em situação de violência e outras violações/omissões de direitos em decorrência da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

undefined

Os serviços são ofertados na Rua Guilherme Rocha, 1469, no Bairro Jacarecanga, em Fortaleza. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h e 13h e 17h. Cidadãos também podem contatar os serviços pelo telefone (85) 3452-2047.

Com informações do G1