TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Iracema tem maior incidência de dengue e maior número de casos da região

07 de fevereiro de 2022 às 09:42

undefined

A taxa de incidência de dengue na região, ou seja a quantidade de pessoas com a doença a cada 100 mil habitantes, é uma das mais altas do país. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a zika e a chikungunya.  

O cearense João Soares Leitão relata os sintomas que teve quando foi diagnosticado com a doença: "Quero falar pra vocês que não foi fácil. Vou falar pra vocês os sintomas, quais sejam: febre, muita febre, muita dor de cabeça , dor em todo o meu corpo, dor na garganta, diarreia, moleza total, vontade de ficar deitado o tempo todo e até vontade de vomitar. Recomendo às pessoas que se previnam. ”

 Iracema teve a maior incidência de dengue e o maior número de casos da região em 2021. O município registrou 340 casos no período. Pereiro também tem alta incidência da doença.

O coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Cássio Peterka, explica que, hoje, mais de 70% dos casos de dengue se concentram em menos de 200 municípios do país. Mas ele lembra que isso não quer dizer que as cidades próximas não devam se preocupar: “O vírus da dengue tem um potencial de distribuição geográfica muito rápida e muito grande, tanto que se a gente pegar regiões onde a gente tem uma baixa transmissão que sejam contíguas, principalmente regiões metropolitanas, regiões vizinhas, a gente vê essa expansão muito rápida. Porque a gente tem o vetor. O vetor estando presente, isso faz com que a gente tenha uma maior transmissão e as pessoas infectadas transitam por essas regiões.”


Fonte: Brasil 61