TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

I Fórum Regional do Vale do Jaguaribe debate o Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais

O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (30) no auditório do NIT em Limoeiro do Norte.

30 de setembro de 2015 às 15:22

Com o objetivo de reduzir o desequilíbrio socioeconômico entre a Região Metropolitana de Fortaleza e o interior, a Secretaria das Cidades está à frente de um Programa de Desenvolvimento de Polos Regionais, que visa fortalecer regiões e cidades com capacidade de absorver o crescimento urbano e proporcionar o desenvolvimento socioeconômico. Este Programa foi apresentado no I Fórum Regional do Vale do Jaguaribe onde contou com representantes de vários municípios, do Sebrae-CE e da Secretaria das Cidades.

O Programa prevê ações para regiões do Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, preferencialmente nas Cidades Polo: Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas, na Região do Vale do Jaguaribe; e Sobral, no Vale do Acaraú.

O Vale do Jaguaribe abrange os municípios de Alto Santo, Aracati, Ererê, Fortim, Ibicuitinga, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

Serão cerca de US$ 106,6 milhões aplicados em obras, sendo financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (62,4%) e o Governo do Estado do Ceará (37,6%).

Em Limoeiro do Norte por exemplo já há uma das obras deste Programa em execução, que é o caso da Avenida do Contorno Leste, orçada em R$ 12 milhões e que segue em ritmo acelerado. A Procuradoria do Município tendo à frente Charles Lourenço, está fomentando outras obras para Limoeiro do Norte, como a urbanização da Barragem das Pedrinhas, projetos de mobilidade urbano, entre outros.

Carolina Rocha

Carolina Rocha

Outros projetos elaborados pelos municípios do Vale do Jaguaribe já estão em análise, como a urbanização da Lagoa do Pontal, em Quixeré; a Avenida Benjamin Constant em Russas, entre outros.

Confira a entrevista com Carolina Rocha, da Secretaria das Cidades, que é coordenadora do Fórum Regional do Vale do Jaguaribe:


Tópicos:

fórum, fórum regional, vale do Jaguaribe, debate, programa, desenvolvimento, polos