TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Hospital Regional Vale do Jaguaribe realiza primeira cirurgia oncológica da unidade

25 de outubro de 2023 às 09:01

undefined

No mês em alusão ao Outubro Rosa, de cuidado e prevenção contra o câncer de mama, o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) gerido pelo Instituto de Saúde e gestão Hospitalar (ISGH), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou sua primeira cirurgia oncológica. A paciente atendida foi R. N. de S, de 66 anos, que passou por uma mastectomia unilateral radical.

O procedimento, que ocorreu na semana passada, foi conduzido pelos cirurgiões Sérgio Juaçaba e Reginaldo Ferreira, e pelo anestesista Renê Cavalcanti. A cirurgia foi bem sucedida e a paciente, que mora em Quixeramobim, retornou para casa no dia seguinte. A mastectomia radical consiste em um procedimento em que o cirurgião remove toda a mama, os linfonodos axilares e os músculos peitorais que se encontram atrás da glândula mamária.

O hospital está prestes a fazer um mês de atendimentos ambulatoriais de triagem e multidisciplinar do atendimento em oncologia. O novo atendimento, inaugurado no dia 27 de setembro, foi projetado para tratar todos os tipos de câncer da população das regiões do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central. O serviço inclui oncologia clínica, ambulatorial, hospitalar, especializada, quimioterapia, hormonioterapia, entre outras. Também oferece exames laboratoriais e de imagem, nutrição especializada, além das cirurgias. 

O procedimento realizado no último dia 16 de outubro, conforme afirma Renê Cavalcanti, marca uma nova era para a região. “Atende o nosso objetivo, que é o de interiorização da oncologia no estado do Ceará”, ressalta. No mesmo dia da mastectomia, o HRVJ também realizou uma cirurgia de câncer de pele (ressecção de pele).