TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Hospital Geral de Fortaleza celebra 49 anos buscando solucionar desafios

23 de maio de 2018 às 09:25

undefined

 

A maior unidade de saúde da rede pública do Ceará, Hospital Geral de Fortaleza (HGF) completa 49 anos de história hoje. Sendo referência internacional em algumas das 33 especialidades que comporta, o hospital atende milhares de pacientes, que chegam a exceder a capacidade disponível, de mais de 400 leitos. E ainda oferecendo serviço emergencial 24 horas. Por mês, em média, são realizadas 600 cirurgias.

Na comemoração do aniversário, uma reunião que envolve todo o hospital, organizada anualmente, discute o trabalho exaustivo dos funcionários.

Os cuidados com quem dedica seus dias a cuidar dos pacientes foram tema de palestras, atividades educativas e serviços realizados para os trabalhadores do hospital. Segundo o diretor-geral do HGF, João Batista Silva, projetos que possam criar um ambiente mais agradável de trabalho estão sendo discutidos. Hoje, os funcionários assistirão a painéis sobre depressão, ansiedade no trabalho e exaustão emocional.

Além das comemorações, o momento é de lembrar os principais desafios do HGF. A gestão de recursos para que não haja desabastecimento de medicamentos e materiais é um problema que ainda precisa ser resolvido. Devido ao fato de a unidade manter “portas abertas” para quem precisar de atendimento, a demanda de insumos se torna imprevisível, pois depende da necessidade da população. “É o nosso dia a dia esticar o elástico para atender a demanda que está prevista e até a que não está”, relata João Batista Silva.

Tânia Mara Coelho, superintendente da Rede de Unidades Hospitalares e Ambulatoriais da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), afirma que problemas com fornecedores são as principais causas da falta de materiais e medicamentos do Hospital Geral de Fortaleza.

“Empresas ganham as licitações e depois dizem que não têm como entregar todo o material que se comprometeram”.

Ela adianta que a pasta está estudando punições para fornecedores que agem dessa forma, como o impedimento de participar de outras concorrências.

Tânia Mara aponta ainda que a paralisação de caminhoneiros que protestam contra os altos preços de combustíveis, que começou nessa segunda-feira, 21, afetou a distribuição de insumos.

A Sesa afirmou, no entanto, que o atraso na entrega não afetará a disponibilidade de materiais nos hospitais da rede pública.

AVC

O Hospital Geral de Fortaleza tem a maior concentração de leitos do Brasil para atentes vítimas de Acidente Vascular Cerebral, com capacidade para atender 240 pacientes por mês.

BANCO DE OLHOS

O HGF mantém o único Banco de Olhos do Ceará, fazendo a captação, preservação e distribuição de córneas para os centros transplantadores do Estado.

REFERÊNCIA 

O hospital é referência nacional em procedimentos de alta complexidade como neurocirurgia e transplante de órgãos. Em 2009, bateu a meta de mil transplantes renais.


O Povo