TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Grande Fortaleza concentra 47% dos casos de Covid-19 do Ceará

06 de julho de 2020 às 15:15 - Atualizado em 06/07/2020 15:15

undefined

A região da Grande Fortaleza, que soma 19 cidades, concentra 47% dos casos de coronavírus confirmados no Ceará. A porcentagem corresponde a 57.588 pacientes infectados pelo vírus. Os outros 53% de casos de Covid-19, mais de 64 mil, estão espalhados pelo interior do estado, afetando principalmente a população da região Norte e do Cariri. Os dados são da plataforma IntegraSUS, atualizada na manhã desta segunda-feira (6).

O Ceará registra 122.421 casos de coronavírus, de acordo com a última atualização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Já são 6.462 mortes. Das 19 cidades da região metropolitana, Fortaleza é a que concentra maior número de casos, com 37.023. A capital é seguida de Maracanaú (4.110), Caucaia (3.949) e São Gonçalo do Amarante (1.686).

Fortaleza também é a única a avançar para a terceira fase do plano de retomada econômica proposto pelo Governo do Estado, permitindo esportes individuais ao ar livre e funcionamento pleno de indústrias e comércio.

No início da pandemia no Ceará, em março, Fortaleza era a cidade que concentrava a maioria dos casos da doença, chegando a ter quase 80% de todos os registros do Estado. No entanto, com o avanço da transmissão do vírus para outras cidades, a situação do Interior vem piorando significativamente.

Enquanto municípios da macrorregião da capital seguem na reabertura planejada pelo governo, sete cidades do interior ainda continuam em lockdown: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, Sobral e Tianguá.

Com o agravamento dos índices no interior, foi anunciada a criação de novos leitos para tratamento de Covid-19 em 34 cidades, principalmente da região Norte e Cariri, segundo o governador Camilo Santana. Ele reconhece que essas localidades são as que mais preocupam no momento e devem receber medidas específicas de combate ao vírus.

Retomada da economia

A capital entrou na fase 3 da reabertura econômica nesta segunda-feira (6), mas bares e barracas de praia ainda estão proibidos. O retomada desses setores estava prevista pelo plano de reabertura do Governo do Estado.

O recuo na retomada foi motivado por um leve aumento nos indicadores em Fortaleza, de acordo com o secretário executivo de Planejamento e Gestão e coordenador do Plano de Retomada, Flávio Ataliba. "Observa-se, infelizmente, um pequeno repique em alguns indicadores. Apesar da trajetória dos últimos 14 dias, seja uma trajetória decrescente, se olhou que nos últimos dias houve aí nos indicadores um pequeno aumento e isso acaba sendo uma alerta para todos nós que precisamos, talvez, ir um pouco mais devagar nessa liberação", afirmou o secretário, durante live na tarde deste domingo (5).

Sobral segue a capital no número de casos, com 7.431 registros. Segundo estudo da Universidade Federal de Pelotas, a cidade da Região Norte tem a maior incidência de contaminados pelo novo coronavírus no Brasil. Sobral tem 247 óbitos e está em lockdown desde 1° de junho, medida para diminuir a disseminação da doença.

O isolamento social rígido também foi renovado nas cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Brejo Santo, Tianguá e Iguatu. No Cariri, Juazeiro do Norte já confirmou 2.356 casos e 109 óbitos.

Nesta etapa da retomada em Fortaleza, bares e barracas de praia não vão voltar a funcionar e restaurantes não podem abrir à noite - a abertura dessas atividades estava prevista inicialmente para essa fase. Veja como fica cada região:

  • A capital avança para a etapa 3
  • Demais cidades da macrorregião de Fortaleza avançam para a fase 2;
  • Macrorregião do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe avança para a fase 1;
  • Macrorregiões Norte e Cariri permanecem na fase de transição da economia.
  • E seguem em isolamento social rígido as cidades de Juazeiro, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, Sobral e Tianguá;

O plano de retomada das atividades não essenciais tem um ciclo de transição e quatro fases. Cada fase dura 14 dias. Os municípios do Ceará estão em diferentes estágios em relação ao plano conforme a gravidade do cenário da doença, sendo a capital a cidade com maior nível de reabertura.

Com informações do G1