TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Governo entrega Raio e Quartel dos Bombeiros em Itapipoca nesta sexta-feira (2)

02 de setembro de 2016 às 14:35 - Atualizado em 02/09/2016 14:36

undefined

 

O Governo do Estado instala, nesta sexta-feira (2), às 9 horas, a nova unidade do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e o novo Quartel do Corpo de Bombeiros do Ceará, no município de Itapipoca. A cerimônia de entrega conta com a presença do governador Camilo Santana e de todo o efetivo que passa a atuar na unidade, que tem abrangência nos municípios que compõem a Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) e estão situados no Litoral Oeste e Vale do Curu.

BPRaio

O efetivo da unidade do Raio em Itapipoca conta com 52 profissionais de segurança, divididos em seis equipes e com auxílio de uma viatura e 24 motocicletas equipadas para dar suporte à atuação dos profissionais em todos os 23 municípios da região: Acaraú, Amontada, Apuiarés, Bela Cruz, Cruz, General Sampaio, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Miraíma, Morrinhos, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São do Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama. Ao todo, o Governo do Ceará investiu R$ 1.380.378,54 na compra de equipamentos, veículos, fardamento e equipamentos de proteção individuais (EPIs) para os agentes de segurança.

Com a implantação da sétima sede do BPRaio no Ceará, a unidade especializada passa a atender 146 municípios em todo o Estado e dá sequência ao projeto de ampliação e descentralização das atividades especializadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no Estado. O Raio já conta com outras seis sedes: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá e Iguatu. O Governo do Estado trabalha ainda para realizar a instalação de mais três núcleos do grupo especializado. As próximas cidades a sediarem uma unidade do Raio serão Canindé, Crateús e Tauá.

Até o final da implantação do projeto de interiorização do BPRaio, o Governo prevê a atuação das equipes em todas as cidades do Interior, com efetivo total de 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas.

Bombeiros

O contingente do Corpo de Bombeiros em Itapipoca passa contar com 26 bombeiros militares, divididos em turnos para atendimento 24 horas.  O Governo do Ceará investiu R$ 829.729,72 na compra de uma viatura, um veículo do tipo Auto Bomba Tanque e de equipamentos para o grupamento, que passará a funcionar na Av. Anastácio Braga, 1837, no bairro Fazendinha, em Itapipoca. O grupamento também atenderá os 23 municípios da região do Litoral Oeste/Vale do Curu e vizinhança.

A presença do Corpo de Bombeiros na região irá trazer uma série de benefícios de ordem econômica para a população, já que irá servir de incentivo para que novas indústrias se instalem na região. O novo grupamento chega para desafogar os serviços dos quarteis de Fortaleza e Sobral, que prestavam atendimento aos municípios da região. Assim como diminuirá o tempo de deslocamento no atendimento às ocorrências.

undefined