TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Governo do Estado inicia segunda etapa da vacinação contra febre aftosa

04 de novembro de 2015 às 08:33

Mãos segurando aparelho de vacinação de animal e em segundo plano o gado

Os criadores de rebanho bonvino e bubalino já podem adquirir a vacina contra a febre aftosa nas lojas agropecuárias credenciadas a partir de hoje.

A segunda etapa de vacinação do rebanho acontece em todo o Ceará até o dia 2 de dezembro, como informa o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI), Augusto Júnior.

O Ceará é um estado livre internacional de febre aftosa com vacinação. Assim sendo, para manter o status, pelo menos 95% do rebanho deve ser imunizado, como informa Augusto Júnior.

A multa para quem não vacinar seu rebanho e fazer a declaração é de R$ 16,00 por cabeça de animal não vacinado. O produtor ficará ainda impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), que garante o trânsito animal para outras localidades.

A Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que atinge a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, bubalinos, suínos, ovinos e caprinos e, devido seu grande poder de difusão, pode interferir no comércio estadual, interestadual ou internacional de animais, seus produtos e subprodutos e causar prejuízos à economia do Estado.

A vacinação do rebanho permite ao Ceará negociar com outros estados e até com outros países tanto animais como carne bovina e produtos derivados.