TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Governo do Estado e Ministério da Justiça instalam Laboratório Contra a Lavagem de Dinheiro

27 de novembro de 2015 às 08:45

Ilustração em computação gráfica com máquina de lavar roupas e dinheiro

A Polícia Civil do Estado do Ceará ganha reforço em sua área de atuação, a partir desta sexta-feira (27), com a instalação do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro, em parceria com o Ministério da Justiça. A solenidade de instalação da unidade está marcada para as 8h30min, na Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, no bairro de Fátima. O evento contará com a presença do governador Camilo Santana.

Os laboratórios atendem demandas relacionadas à lavagem de dinheiro, crime organizado, tráfico de drogas e também à corrupção no Estado. Possuem um conjunto de equipamentos de alta tecnologia associado à metodologia específica para o combate das organizações criminosas, como informa o Delegado Geral da Polícia Civil, Andrade Júnior.

Andrade Júnior destaca que o laboratório poderá atua de forma integrada com o Poder Judiciário, o Ministério Público e outros estados para combater de fato o crime organizado.

O delegado Andrade Júnior afirma que o novo laboratório já está pronto para ser utilizado nas ações de combate ao crime organizado.

O investimento do Governo Federal é de R$ 1,69 milhões em equipamentos, sem contar os treinamentos de capacitação para os policiais cearenses. O Governo dotou o espaço da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas e cedeu o efetivo para atuar na nova unidade.

Enccla

A instalação do laboratório é uma das principais ações da 13ª Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), realizada pelo MJ em Fortaleza desde segunda-feira (23) até quinta-feira (26). Instituída em 2003, a Enccla é composta por mais de 60 órgãos dos três Poderes, dos ministérios públicos e pela sociedade civil.