TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Governo do Ceará lança planejamento estratégico para três décadas

03 de outubro de 2017 às 08:51 - Atualizado em 03/10/2017 08:55

undefined

 

O Governo do Estado lançou, na manhã de ontem, o Programa Ceará 2050, que pretende unir Academia, iniciativa privada, sociedade civil organizada e o próprio setor público, na elaboração de um planejamento estratégico para os próximos 32 anos, em prol do desenvolvimento econômico do Ceará, bem como em outras áreas como saúde educação e segurança pública. Em seu discurso, o governador Camilo Santana fez questão de ressaltar que não trata-se de uma política de Governo, mas sim de Estado, pois como estende-se por mais de 30 anos, e integra outros segmentos da sociedade, deve ser levado adiante, a fim de garantir que o Ceará venha a ocupar uma posição de destaque no cenário nacional.

Ele lembrou que o Estado é referência na questão de manter políticas públicas que estão obtendo resultados positivos, garantindo uma resposta mais efetiva aos anseios da sociedade em geral. “Independente de quem seja o governo, temos um plano construído com a participação de ano, uma política de Estado, que tem continuidade, e o Ceará é um grande exemplo de política continuada ao ser, hoje, destaque na educação porque independente de governo há uma política estadual com metas, com objetivos, indicadores para serem alcançados. Tanto que, hoje, temos um plano construídos pelos cearenses, que precisa ser respeitado, valorizado, levado em consideração na perspectiva da construção de um estado mais justo, pois somos 4% da população brasileira e nossa economia é de apenas 2% dentro do cenário nacional”, afirmou.

Crescimento

O governador lembrou, ainda, que nenhum Estado tem condições de crescer com justiça social, se não crescer a sua economia, as suas riquezas, dando oportunidades para as pessoas, distribuindo renda, a fim de que todos possam ter acesso aos serviços públicos e com uma qualidade ainda melhor. “Temos trabalhado, diariamente, no sentido de vencer as dificuldades que os anos de 2016, 2015 e 2014 nos deixaram. E, graças a Deus, o Estado tem se destacado nessa área de políticas continuadas. Temos grandes potenciais e grandes vocações. Um dos privilégios é a nossa localização geográfica, esquina do Atlântico, a porta de entrada do Brasil, e podemos ser um grande centro de conexões com o mundo, não só na questão aérea, mas portuária, pois temos um dos melhores portos do mundo (Porto do Pecém), que estamos fechando uma parceria com o Porto de Roterdã, na Holanda, e também um centro de telecomunicações, através de cabos de fibra óptica, data centers e outras instalações voltadas para esse importante setor”, destacou Camilo.

Falando, especificamente, sobre o centro de conexões de voos (hub) das empresas aéreas Air France/KLM e Gol, o governador afirmou que os prazos para início de operações estão sendo definidos mas, em breve, a comercialização das passagens já deverá ter início. “Vou estar na quarta-feira, em São Paulo, junto com o prefeito Roberto Cláudio, para fazermos o anúncio oficial, junto com o vice-presidente da Air France, que está vindo de Paris, no consulado francês situado naquela cidade. Já estamos criando um grupo de trabalho envolvendo os governos estadual e municipal, a Fraport e vamos envolver também a Polícia Federal, a Receita Federal, todos aqueles que – direta e indiretamente – estão envolvidos com a operação do aeroporto. Em outubro é a data de lançamento das vendas das passagens do trecho Brasil-Europa, e já contratamos um estudo para avaliar o impacto econômico e social deste centro de conexões para o nosso Estado, ao longo dos próximos anos”, completou Santana.

Empresários destacam a importância do programa

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Beto Studart, afirmou que o programa Ceará 2050 é de extrema importância para que o desenvolvimento sustentável do Ceará seja pensado de forma coletiva e com a participação de diferentes atores. E não apenas no curto prazo, mas sim no longo. “É louvável esta posição do governador, de pensar o Ceará do futuro. Atraindo investimentos, promovendo a união de diversos setores da sociedade, para fazer o Estado crescer. O hub da Air France/KLM é muito importante e vai atrair um novo patamar de desenvolvimento do turismo para o nosso Ceará”, destacou.

Já o coordenador-geral da Associação dos Jovens Empresários (AJE-Fortaleza), Fernando Laureano, demonstrou entusiasmo com esse programa, pois por envolver diversos setores, poderá vir a ser um plano de Estado, e não apenas de governo. “A gente vê com muitos bons olhos, observando o poder público caminhando, paralelamente, à iniciativa privada. Porque o planejamento estratégico, dentro do órgão privado, é cotidiano. Então, quando a gente vê um planejamento para os próximos 30 anos, vemos que não é do Camilo, mas para o Estado do Ceará, independente de quem venha a sucedê-lo, para que o Ceará tome o caminho necessário rumo ao desenvolvimento e acabe com algumas práticas corriqueiras na política nacional e seja pensado o Ceará como um todo. O caminho é esse e não dá mais para voltar. Vamos marcar esse gol”.

O empresário Carlos Fujita, do setor da construção civil, a importância do Programa Ceará 2050 é ser uma oportunidade para que as construtoras possam fazer uma programação de longo prazo. “O Camilo é um governador que se preocupa com o futuro, tem feito um grande trabalho de mobilização da sociedade e o 2050 vem a solidificar esse trabalho. A construção civil demanda planejamentos de longo prazo, então, ter uma perspectiva de 30 anos para a sociedade, os empresário, é muito importante. Assim, o empresariado da construção civil pode se programar, planeja, investir em tecnologia e inovação e, assim, dar uma contribuição grande para o nosso Estado”, completou.