TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Governo alugará viaturas para substituir frota em manutenção

11 de julho de 2017 às 09:26

undefined

 

O Governo do Ceará vai alugar carros para suprir o desfalque de viaturas policiais. A decisão foi compartilhada ontem, 10, pelo governador Camilo Santana (PT), ao entregar 329 veículos próprios para as polícias Militar, Civil, Rodoviária Estadual e a Perícia Forense, em solenidade na Arena Castelão. De acordo com o coronel Ronaldo Viana, comandante da Polícia Militar, o aluguel deve começar “pra ontem” e a intenção é de que, até o fim do ano, 600 viaturas locadas reforcem a frota.

“Sai um pouco mais caro na hora de alugar”, admite o governador. Mas, segundo ele, o custo compensa por não desfalcar a frota no momento em que uma viatura própria quebra ou fica paralisada por problemas mecânicos, por exemplo. Conforme o coronel Viana, a empresa que ganhar a licitação deve dispor de pelo menos cinco viaturas em condições de serem empregadas na substituição de uma que estiver com defeito.

A preocupação com o aumento da frota da segurança estadual, que hoje conta com 1.566 carros, deve-se também à convocação de 4,2 mil policiais militares até maio de 2018 — 1,4 mil em outubro, 1,4 mil em dezembro e o restante no próximo ano. “Tudo isso vai nos ajudar a ter mais presença policial nas ruas e reduzir o tempo de resposta do 190. A demanda é grande”, justificou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa.

Tecnologia

As 329 viaturas entregues ontem são dos modelos Duster, Trailblazer, Pajero e Aircross e serão distribuídas em Fortaleza, Região Metropolitana (RMF) e nas regiões de Sobral e do Cariri. Para comprar os carros e equipá-los, foram investidos cerca de R$ 28 milhões. Entre os equipamentos que acompanham os veículos, o secretário André Costa citou smartphones — integrando rádio e georreferenciamento — e aplicativos de identificação de placas de automóveis roubados.

Além disso, Costa disse que, em breve, será possível acionar a central de emergência 190 também por um aplicativo para smartphone. “O cidadão vai poder passar a ocorrência (pelo celular) sem ter que telefonar, inclusive podendo passar fotografias e filmagens, com precisão da localização por GPS”, detalhou o secretário.

Ladeado por apoiadores políticos como vereadores, prefeitos, deputados e representantes do setor privado, o governador Camilo Santana aproveitou o momento para reforçar a falta de uma política nacional de Segurança Pública e para dizer que, devido aos recentes assaltos a banco no Estado, incluindo o que aconteceu em Ipueiras no último fim de semana, vai enviar à Assembleia Legislativa projeto de lei “exigindo que as agências bancárias do Ceará utilizem tecnologia moderna para evitar esse problema”.

Tanto o governador como o secretário André Costa evitaram, porém, comentar abertamente o contínuo aumento nos índices de homicídios — último balanço da SSPDS registrou aumento de 217% em junho em Fortaleza. “Toda ocorrência é georreferenciada e, com mais viaturas e policiais nas ruas, a gente pode saturar melhor essas áreas”, comentou o secretário. Camilo, por sua vez, disse: “a Polícia está trabalhando, tem meu apoio. Nós estamos agarrados com o problema”.

O Povo