TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Governador entrega equipamentos de segurança às cadeias públicas

O governador Camilo Santana entrega, nesta terça-feira (12), mais de 300 equipamentos de segurança para as cadeias públicas do Interior.

11 de janeiro de 2016 às 12:36

Os artigos são resultado de parceria com o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) e de repasse do próprio Governo do Estado, que destinou à Sejus parte do material utilizado na Copa do Mundo.

O secretário Hélio Leitão destaca que os novos equipamentos vão garantir a segurança das cadeias públicas do interior do Ceará.

Serão distribuídos 318 equipamentos, sendo 77 portais, 26 raios-x, 69 banquetas eletrônicas e 146 raquetes eletrônicas.

Os equipamentos auxiliarão os agentes na detecção de objetos de metal que estejam com pessoas que adentrem as unidades. As banquetas, novidade no sistema cearense, conseguem identificar a presença de possíveis metais introduzidos no corpo de visitantes.

O secretário Hélio Leitão reforça a importância dos equipamentos, que vão contemplar as cadeias públicas do interior.

Com a novidade, o Depen dá seguimento ao plano de modernização dos sistemas penitenciários estaduais. Nos últimos anos, já foram cedidos computadores, detectores de metal, aparelhos de raio-x, viaturas e ambulâncias.

Além do equipamento das cadeias, o secretário Hélio Leitão destaca o esforço do Governo do Estado em garantir a reinserção dos detentos à sociedade, seja durante ou após o cumprimento da pena.

O secretário Hélio Leitão confirma que 70 egressos do sistema prisional foram inseridos no mercado de trabalho, nas empresas prestadoras de serviço do Metrofor.