TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Garcia Lima explica por que tem faltado água ultimamente em Limoeiro do Norte

O superintendente do SAAE de Limoeiro do Norte, Garcia Lima, explicou o que vem causando a falta de água na cidade, onde recentemente por dois dias as torneiras ficaram secas.

23 de novembro de 2015 às 17:10

Segundo Garcia, as cidades que ficam às margens do rio que é abastecido pelo açude Castanhão já vem sofrendo um racionamento de água. Muitos municípios já estão ficando dois dias por semana praticamente sem água, tendo em vista que o leito do rio baixa demais quando a Cogerh fecha a válvula do Castanhão.

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) é responsável pelo gerenciamento e disciplinamento de mais de 90% das águas acumuladas no Estado.

A Cogerh libera água para os municípios bombeando em forma de ondas, que demoram cerca de 24hs para chegar até Limoeiro, sendo que esses bombeamentos são feitos de três em três dias, afirma Garcia Lima.

A estação de captação do sistema de abastecimento de Limoeiro fica localizada na Barragem das Pedrinhas, no Rio Jaguaribe, onde constantemente vem sofrendo com o baixo volume de água comprometendo a disponibilidade do serviço de captação e bombeamento para distribuição na cidade.

Por recomendação do própria Cogerh, é preciso instalar em caráter de urgência uma tomada de água nas elevações do próprio rio para que haja a captação de água para a estação do SAAE reduzindo assim o tempo de espera das águas bombeadas pelo Estado.

Garcia aponta uma dificuldade muito grande que vem tendo, pois não depende apenas do SAAE para colocar água nas torneiras de seus usuários e alerta para economizar água.