TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Funceme prevê chuvas intensas nos próximos dois dias no Ceará

Zona de Convergência Intertropical deve trazer precipitações para todas as regiões do Estado

31 de março de 2016 às 07:44


Nesta quarta-feira, 30 de março, o dia amanheceu como os cearenses gostam de ver, com chuva em todas as regiões do Estado. As precipitações trazem alívio para quem estava incomodado com o calor excessivo. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas foram causadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações durante a quadra chuvosa no Ceará, e a previsão até sexta-feira, 1º de abril, é de mais chuva em todo o Ceará, com maiores intensidades em regiões como Cariri, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns.

“Felizmente, tivemos chuva em mais de 160 municípios cearenses nas últimas 24 horas e essa tendência segue pelos próximos dias. Entretanto, é importante ressaltar que essas precipitações são momentâneas, ou seja, não significa que o quadro climático mudou. Ainda temos maior probabilidade de acumulados de chuva na categoria abaixo da média para a quadra chuvosa, isso porque se mantém o fenômeno El Niño no Oceano Pacífico e a configuração do Oceano Atlântico Tropical mostra neutralidade”, adverte o meteorologista Raul Fritz.  

Registros de chuva

Até às 7h da manhã desta quarta-feira, a Funceme registrou precipitações em 165 municípios cearenses. Os maiores índices são no Cariri. Na cidade de Barro choveu 122mm; em Milagres 110,5mm; e em Missão Velha 100mm. Na Capital a chuva foi de 23,3mm. 


Apesar das precipitações de hoje, março de 2016 está com chuvas 44% abaixo da média no Ceará. A média histórica para o mês é de 203,4mm e choveu 114mm até hoje, dia 30. Em fevereiro, cuja média é 118,6mm, choveu somente 53,6mm, o que significa desvio negativo de 54,8%.