TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Fogo atinge vegetação nativa da Serra do Estevão em Quixadá, no Ceará

26 de outubro de 2018 às 15:57 - Atualizado em 26/10/2018 15:55

undefined

 

Um incêndio atinge desde o fim da tarde desta quinta-feira (25), a vegetação na Serra do Estevão, no município de Quixadá, na Região Central do Ceará. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas iniciaram em um terreno de um agricultor. O terreno está localizado em uma pequena cadeia montanhosa com aproximadamente 24 km de comprimento por 10 km de largura, localizada a pouco mais de 20 quilômetros do Centro de Quixadá.

Equipes do Corpo de Bombeiros do Grupamento de Quixeramobim e de Brigadistas de Pronto Emprego Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), também com sede no Município vizinho, foram acionados pela Coordenadora Regional da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Leyla Barros.

Os Bombeiros Militares iniciaram o combate aos focos de fogo ainda no início da tarde desta quinta-feira (25). Apesar do esforço, com uso de água, as chamas já haviam se estendido por extensas áreas da mata serrana. Os Brigadistas Prevfogo, especializados em desastres dessa natureza, iniciaram o isolamento das queimadas nesta manhã.

Dom Maurício

Quando retornavam de Quixadá para casa, à noite, muitos moradores do distrito de Dom Maurício, situado no cume da serra, ficaram assustados. O fogo se alastrou até a margem da rodovia de acesso à localidade. Árvores caíram na estrada, tornando o tráfego ainda mais arriscado. Mesmo assim, o fogo e nem a fumaça haviam chegado à vila, ainda.

De acordo com o Chefe de Brigada de Pronto Emprego do Ceará, Talys Anderson Silva, o primeiro objetivo é isolar e eliminar os pontos de fogo próximos de áreas povoadas, como o Mosteiro Santa Cruz, onde residem irmãs da ordem religiosa das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Além de tristes, estão preocupadas com o incêndio provocado pela mão humana.


G1-CE