TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Fiscalizamon: aplicativo "caça" gestores que fazem mau uso do dinheiro público

O cidadão poderá enviar evidências de irregularidades em obras públicas

10 de agosto de 2016 às 10:34

undefined
 
Enquanto o jogoPokémon Go já se tornou uma febre e continua fazendo a cabeça de adolescentes e adultos, surge uma outra ferramenta inspirada no aplicativo, criada pelo Tribunal de Contas do Estado. A novidade promete ir à "caça" degestores que fazem mau uso dodinheiro público; é o Fiscalizamon.
 
O Tribunal de Contas é o responsável pelos pareceres que sugerem a aprovação ou não das contas do Governo e é o órgão que estuda como e onde foram aplicados os recursos públicos de cada gestão. É essa a fiscalização que garante o uso correto do dinheiro que sai do bolso do contribuinte para a manutenção e investimento da máquina. 
 
Através do site da Ouvidoria, o cidadão pode denunciar se o dinheiro gasto pelo Governo está sendo mal empregado. A ferramenta tem sido muito importante no sistema de fiscalização do TCE, mas agora, o Tribunal quer avançar ainda mais neste serviço. O órgão está trabalhando na crianção de um aplicativo para Smartphones através do qual o cidadão poderá enviar evidências de irregularidades em obras públicas. 
 
O aplicativo ainda não está à disposição da população e isso só deve acontecer a partir de 2017. Mas, desde já, o Tribunal de Contas do Estado está fazendo uma ampla campanha para conscientizar as pessoas de que elas podem e devem participar da fiscalização de toda e qualquer obra que utilizem recursos públicos. 
 
"O cidadão já tem a possibilidade de fazer isso pelo nosso site, pelo portal da ouvidoria, onde ele pode se manifestar e colocar um recado de irregularidade", diz Érica Campos, secretária de TI do TCE. As pessoas poderão enviar fotos, áudios e vídeos sobre as supostas irregularidades, inclusive documentos que podem comprovar as denúncias. Mas a secretária de Tecnologia da Informação alerta que é preciso ter muito cuidado com o envio do material. 
 
Os comunicados de evidências só vão evoluir para denúncias se houver seriedade e responsabilidade na comprovação dos fatos. "É preciso ter uma responsabilidade na hora de fazer essa manifestação de irregularidade porque isso requer um esforço interno do Tribunal para apurar essas irregularidades até que se chegue em uma fase onde a denúncia seja julgada ou não", explicou Érica Campos. 
 
A campanha antes do lançamento do aplicativo, que também está sendo chamada de "Seja também um mestre Fiscalizamon", realizou uma captura de Pokemóns que está sendo sucesso em vários países do mundo, já está rendendo elogios para Tribunal de Contas com a chegada de mensagens de outros tribunais.