TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Filhote de espécie animal ameaçada de extinção é encontrada em Solonópole e resgatada pelo Corpo de Bombeiros

02 de março de 2022 às 09:09

undefined

Um filhote de gato-maracajá foi resgatado na manhã desta segunda-feira (28) na cidade de Solonópole. O animal é uma espécie considerada em extinção. O felino foi entregue para equipes do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o gato-marajá foi resgatado por um cidadão em Solonópole e entregue no Quartel de Iguatu, sede da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/4ºBBM).

Os bombeiros militares receberam de um cidadão o animal em Iguatu e logo em seguida, a pedido do Instituto Pró Silvestre, o felino foi conduzido para o Instituto Biodiverse, na Cidade do Crato, onde os veterinários e biólogos lhe prestaram um atendimento especializado.

O leopardus wiedii, mais conhecido como gato-maracajá ou gato-do-mato, é um pequeno felino nativo da América Central. A espécie é caracterizada pelos hábitos noturnos e vive especialmente em florestas de mata fechada. O felino tem olhos e patas grandes, bem como uma cauda longa. Além disso, pode ser encontrado na costa mexicana, na Argentina e no Uruguai. No Brasil, ele é visto em regiões de mata fechada.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente o gato-maracajá é uma espécie ameaçada em extinção. Segundo estimativas, existem entre 4,7 mil e 20 mil indivíduos na natureza no país. E a tendência é de queda. Em 15 anos, o equivalente a três gerações, a expectativa é que haja uma redução de 10% no número de gatos-maracajás.