TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Filhos de chineses fazem campanha para transformar casa em hostel em Canoa Quebrada

A ideia da campanha é de baratear as hospedagens para cearenses, e possibilitar contato com a cultura chinesa

21 de maio de 2016 às 09:42

undefined
Pai e filho em frente à obra. (FOTO: arquivo pessoal)

Uma família de fotógrafos vinda de Taiwan se instalou em cidades turísticas do Nordeste do Brasil, como Aracati, Maceió e Salvador. Um deles é Chou Chen Hood, de 69 anos, que veio acompanhado da esposa e teve dois filhos na praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati. Viúvo e com os filhos crescidos, ele agora mora sozinho em uma casa projetada para quatro pessoas. Para dar utilidade ao espaço e incentivar a troca de experiências, a família quer transformar a própria casa num hostel. Para isso, criou uma campanha na internet.

A ideia surgiu dos filhos do chinês, Victor e Yaon Chang Chou, nascidos no Brasil. “Minha família foi se dispersando em pontos turísticos pelo Brasil e meu pai quis ficar em Canoa Quebrada. Nossa casa foi desenhada para comportar quatro pessoas, meus pais, eu e meu irmão. Mas desde 2004 meu irmão e eu moramos em Fortaleza devido ao trabalho. Minha mãe faleceu ano passado e agora meu pai fica sozinho na casa”, explica Victor Chou.

Após a perda da mãe, os filhos até tentaram trazer o pai para Fortaleza, mas ele prefere o estilo de vida que tem em Canoa Quebrada. “Ele não quer morar aqui, gosta mais de lá. Quer caminhar na praia todo dia e se sente mais adaptado. A gente fica preocupado porque ele está só, tem 69 anos, ficamos com o coração na mão. Então tivemos essa ideia, ele gostou, e colocamos em prática em fevereiro desse ano”, relata. 

Para realizar a reforma na casa antiga da família, foi estimado um investimento de mais de R$ 300 mil, incluindo a obra de construção, compra de mobília, decoração, sistema de câmera de segurança, contratação de equipe de trabalho, entre outros. Depois de pronto, o espaço pretende fornecer, além da hospedagem, personalização de quartos privativos, passeios, e ações sociais que proporcionem a troca de experiências como o ensino de línguas estrangeiras.

Um atrativo para os turistas europeus é a decoração do ambiente, assinada pelo designer e artista suíço Stephan Boffejon. Entre as recompensas de quem apoiar o financiamento coletivo do projeto, estão as ilustrações de produtos feitas pela Terra Verde Design. Entre os itens há camisetas, canecas, cartões postais, ecobags, squeeze, chinelo, diárias, passeios e curso de chinês para viajantes.

“Nas viagens a trabalho, nós ficamos em hotel, que é uma vida muito solitária. Passei um ano em Taiwan e fiquei hospedado em alguns hostels. Além de ser mais barato, proporciona o contato com outras pessoas, outras culturas”, justifica Victor Chou. Tornar a casa em um negócio é também uma estratégia de unir a família, de forma que motive os filhos do chinês a visitarem o pai com maior frequência.

A obra, localizada perto das dunas onde o público costuma assistir o pôr-doSol, está 45% concluída. Quem desejar conhecer o espaço será recebido pelo mestre de obras ou do próprio Chou Chen Hood. “Eu até incentivo as pessoas a irem, porque gera credibilidade. Nós não queremos ganhar dinheiro do povo, queremos que nosso sonho se torne realidade. E gostaríamos de conhecer as pessoas que acreditam nesse projeto tanto quanto a gente”, convida Victor Chou.

Serviço


Soul Trip Hostel
Rua Descida da Praia Nº 267 – Canoa Quebrada – Aracati, Ceará
Contato: (85) 9970-5670 | Facebook | Instagram | Campanha Online


Tribuna do Ceará