TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Exportação de melão cearense para a China começará no dia 26

08 de outubro de 2020 às 08:29

undefined

No próximo dia 26, uma segunda-feira, a cearense Agrícola Famosa despachará para a China seus primeiros contêineres carregados de melão.

O evento será realizado na fazenda da empresa em Icapuí, no Leste do Ceará, onde estão sua sede administrativa e seu “packing house” (área de controle de qualidade e de embalagem).

Será um acontecimento histórico que deverá ter a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que, pessoalmente, conduziu as negociações políticas que culminaram com a assinatura de um acordo dos governos do Brasil e da China. 

O Brasil passou a importar maçã e pera da China, ao mesmo tempo em que esta começou a comprar melões brasileiros.

Sócio e diretor institucional da Agrícola Famosa, maior produtora e exportadora de melão do País, o empresário Luís Roberto Barcelos informa que a primeira exportação do melão cearense para o mercado da China constará de dois contêineres frigoríficos, de 20 pés cada um, dentro dos quais serão armazenadas 3.400 caixas da fruta.

Será o início de um novo ciclo da cultura nordestina do melão. A China, maior produtor mundial de melão (sua área plantada é de 400 mil hectares, 10 vezes mais do que a do Brasil), não produz o suficiente para atender sua gigantesca demanda interna, razão pela qual necessita de importar o produto.

O primeiro embarque do melão cearense para a China terá uma complicada logística.

Os dois contêineres, que serão lacrados no dia 26, viajarão em duas carretas desde Icapuí até o porto de Santos. Serão três dias de viagem. 

Em Santos, os contêineres serão embarcados em um navio que zarpará diretamente para a China, numa viagem que demorará 30 dias. 

Quando as importações chinesas aumentarem, algo que poderá acontecer no curto prazo, será necessária a criação de uma linha marítima que escale o porto do Pecém e que tenha como destino um porto daquele país asiático.