TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ex-prefeito de Jaguaretama, Ari Saldanha, comenta as dificuldades enfrentadas pelo município no combate à seca

14 de junho de 2015 às 20:42

Ari Saldanha - ex prefeito de Jaguaretama.

Ari Saldanha - ex prefeito de Jaguaretama

Ari Saldanha comenta que o município passou seis meses sem água na cidade, mas a prefeita Ila Pinheiro fez ações importantes na sede do município onde por exemplo adquiriu várias caixas d’água e conseguiu cerca de 450 mil reais para aplicar na seca.

Com a montagem da adutora de engate rápido com uma extensão de 18km até o Rio Jaguaribe o problema foi contornado na zona urbana, mas ainda há uma necessidade maior na zona rural, mesmo o município hoje contando com cerca de 23 caminhões pipas.

“O caminhão pipa é mais ou menos um paliativo, ele não resolve a situação, quem resolve mesmo é uma boa chuva, que isso não aconteceu. Tivemos apenas os 190mm que choveu em Jaguaretama este ano”, ressalta Saldanha.

O ex-prefeito fala da dificuldade que é se governar um município, onde os mesmos estão sucateados e em colapso financeiro, falta mais apoio dos governos estadual e federal.

“Os municípios hoje, é como se fosse uma criança que nasceu e está sem pai e mãe, onde os governos têm que agir rápido, tanto o federal como o estadual.”

Ari Saldanha também espera por parte do governo do Estado a realização de poços profundos, sistemas de abastecimento e adutoras para amenizar os problemas causados pela estiagem.