TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Em nota, professores do Vale do Jaguaribe falam sobre a greve na região

26 de maio de 2016 às 11:12 - Atualizado em 26/05/2016 11:14

undefined
Manifestação dos professores em Tabuleiro do Norte (Foto: Agência TVJ1)

A greve dos professores no Ceará já dura mais de um mês e na região jaguaribana, contando com o apoio de vários estudantes, seguem firmes na luta por melhorias para a categoria, bem como os estudantes.

Em nota lançada à imprensa, os professores se dirigem aos pais, alunos e sociedade em geral, expondo os pontos por quais lutam e pedem aos pais dos estudantes que o compromisso continua, e que os alunos não serão prejudicados, confira a nota na íntegra: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS PAIS, AOS ALUNOS

E À SOCIEDADE EM GERAL

Dia 20 de abril de 2016 foi deflagrada a greve dos profissionais da Educação do Ceará, em assembleia geral da categoria, tendo adesão da grande maioria das escolas da capital e do interior, contando ainda com a valorosa participação dos estudantes que já ocupam mais de 50 escolas em todo o Estado, o que se revelou um fator de relevante importância na luta por Educação de qualidade.

 

MOTIVOS PARA A GREVE:

 

·      Desde o último ano do governo Cid Gomes as escolas não recebem todos os repasses financeiros necessários para manter seu funcionamento básico;

·      A merenda escolar tem se tornado insuficiente e de má qualidade, visto que não houve reajuste do valor, que é R$ 0,30 (trinta centavos) por aluno;

·      Os professores não receberam a reposição da inflação, nem o reajuste salarial previsto para o 1º de janeiro, data base da categoria;

·      No dia 30 de dezembro de 2015, sem nenhuma discussão prévia com os professores, o governo Camilo Santana, baixou a Portaria de Lotação – 1169/15 – que inviabilizou o funcionamento dos ambientes e projetos Pedagógicos das escolas.

 

CONSEQUÊNCIAS DA PORTARIA: retirou o Professor Coordenador de área (PCA); reduziu 01 hora/aula do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT);

 

alterou de forma negativa o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), responsável pelo intercâmbio universidade/comunidade; desativou os laboratórios de Informática (LEIs) e Laboratórios de Ciências (LECs); reduziu os professores lotados nos Centros de Multimeios; bem como, nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAS), provocando a demissão de mais de 6.000 professores temporários, além de impor a alguns professores efetivos a remoção para outras cidades, causando uma série de transtornos na vida destes, bem como, um grave retrocesso pedagógico nas escolas, que compromete profundamente a qualidade do ensino Público no Ceará.

 

A mobilização de professores e estudantes conquistou o retorno das negociações com o governo, que já prometeu providências a respeito do repasse de recursos para as escolas e melhoria da merenda escolar. No entanto, falta atender a pontos centrais como a revogação da portaria, mencionada acima, e o reajuste salarial.

 

É certo que vivemos uma crise econômica e por isso o governo alega não ter dinheiro. No entanto, sabemos que o que falta é priorizar a educação, uma vez que, ele continua garantindo a isenção de impostos para empresários e investindo muito em propagandas, obras e serviços de caráter nada social.

 

Assim, nos dirigimos à população do Vale do Jaguaribe para reafirmarmos nossa disposição legítima e nosso direito legal de não abrirmos mão de lutar, e solicitar aos pais de alunos o mais amplo apoio a esta luta que compreendemos ser de todos/as que defendem uma Educação de Qualidade, conclamando-lhes a se juntarem a nós, participando das atividades calendarizadas, dando assistência a seus filhos, estudantes, que ora ocupam as escolas. Como exemplo, a EEM Lauro Rebouças de Oliveira, em Limoeiro do Norte, onde os estudantes iniciaram a primeira ocupação da região, no dia 16 de maio (segunda-feira), e permanecem firmes em apoio à nossa luta.

E, por último, dirigindo-nos, em especial, aos senhores PAIS, gostaríamos de assegurar ainda que, da parte dos professores, há o compromisso em fazer a devida reposição dos dias paralisados em cumprimento ao ano letivo de 2016.

 

POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

PROFESSORES ESTADUAIS EM GREVE, ESTUDANTES SECUNDARISTAS EM OCUPAÇÃO E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE LIMOEIRO DO NORTE-CE


Curta nossa página no facebook