TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Edital para desenvolver malha aérea regional será apresentado até dezembro

07 de outubro de 2016 às 08:44

undefined
Aeroporto de Aracati

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) está elaborando um edital para complementar a malha aérea do Estado por meio de rotas regionais. O projeto deve ser apresentado ao mercado até o fim de dezembro. Devem ser incluídos seis aeroportos: Aracati, Crateús, Iguatu, Jericoacoara, São Benedito e Sobral. As regras, como frequência e horários, serão estabelecidas pelo Estado, que irá oferecer subsídios para deixar o projeto atraente para as companhias aéreas.

De acordo com o secretário do Turismo, Arialdo Pinho, os subsídios irão variar conforme a região. Jericoacoara, que terá uma demanda maior de turistas e passageiros, terá um subsídio menor. Já Iguatu, terá um custo adicional, mas uma tarifa mais baixa. “Isso vai ter uma validade de dois anos. Dessa forma, em um ano e meio de concessões, vamos poder avaliar a necessidade de manter esses subsídios ou não. O que a gente quer é estimular as rotas”, destaca.
O secretário Arialdo Pinho explica ainda que, no momento em que as companhias aéreas tiverem demanda, vão poder dar continuidade à operação nos aeroportos regionais de maneira individual. O coronel Paulo Edson Ferreira, assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER), acrescenta que o edital será aberto para todas as companhias aéreas, nacionais e cearenses.

Com a iniciativa de realizar o edital para complementar a malha aérea do Estado, do Governo do Ceará se antecipa ao Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, do Governo Federal, que ainda não teve início. Eventuais melhorias nos aeroportos também serão de responsabilidade do Governo Federal. Até o fim deste mês de outubro será assinado um convênio com a Secretaria de Aviação Civil (SAC) para a liberação de R$ 20 milhões destinados aos aeroportos de Aracati e Jericoacoara.

Com Setur